• Matéria: História
  • Autor: gefcdrtasfrdy
  • Perguntado 3 anos atrás

Esparta, por sua vez, concebeu sua estrutura política como expressão de sua formação guerreira, rígida e praticamente inflexível. Remete-se a fundação de sua legislação ao mítico rei Licurgo, que teria fixado as leis da cidade e as apresentando aos conselhos de anciãos, que as acatavam e as aplicavam. A rigidez das leis e o comportamento disciplinar, vindo da educação militar (agogê) que vigorava desde a infância, tornaram os espartanos pouco afeitos à discussão política e à deliberação sobre temas que gerassem polêmica e embates. Expressavam um tipo de comportamento pouco afeito à conversa e à discussão. Fonte suprimida propositalmente. CITE o nome da característica espartana que resumia tal comportamento, destacada no trecho acima.

Respostas

respondido por: swan1586
0

Resposta:

A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no cultivo do solo e na criação de animais, mas não gozavam de nenhum direito político. Em duas ocasiões os espartanos destacaram-se militarmente: na Guerra do Peloponeso e na Batalha de Termópilas contra os persas, na qual se destacou o rei Leônidas

Outro detalhe importante da sociedade espartana era o tratamento dado às mulheres. Desde a infância, as mulheres espartanas recebiam rigorosos treinamentos psicológicos e exercícios físicos militares. Além disso, podiam exercer práticas como ginástica e jogos coletivos, bem como comparecer em reuniões públicas com seus companheiros, ao contrário do que ocorria em outras cidades-estado, como Atenas, que cerceava a liberdade de suas mulheres.

(Espero ter ajudado!)

Perguntas similares