Alterações do funcionamento de genes controladores do ciclo celular, em decorrência de mutações, são relacionados ao surgimento de um câncer. Marque a alternativa que representa os genes controladores do ciclo celular.
Epigenes que não modificam a sequência do DNA, mas afetam a atividade de um ou mais genes e genes supressores de tumor (antioncogenes) que inibem a proliferação celular.
Genes supressores de tumor que regulam a apoptose e epigenes que não modificam a sequência do DNA, mas afetam a atividade de um ou mais genes.
Epigenes que não modificam a sequência do DNA, mas afetam a atividade de um ou mais genes e genes supressores de tumor que regulam o reparo do DNA.
Proto-oncogenes que promovem a proliferação e a diferenciação celulares e epigenes que não modificam a sequência do DNA, mas afetam a atividade de um ou mais genes.
Proto-oncogenes que promovem a proliferação e a diferenciação celulares e genes supressores de tumor que regulam a apoptose.
Respostas
Resposta:
Alternativa E. Proto-oncogenes que promovem a proliferação e a diferenciação celulares e genes supressores de tumor que regulam a apoptose.
Explicação:
Genes supressores de tumor estão relacionados ao retardo da divisão celular, reparo de erros no DNA e com a apoptose ou morte celular. Portanto, quando ocorre mal funcionamento desses genes, as células podem se desenvolver fora de controle, o que pode levar a um câncer.
Proto-oncogenes são genes relacionados ao crescimento ou proliferação celular. No entanto, quando sofrem mutações, estes genes podem permanecer ativados levando ao crescimento contínuo da célula e ter como consequência um câncer.
Portanto, os genes supressores de tumor e os proto-oncogenes estão relacionados ao controle do ciclo celular.