• Matéria: ENEM
  • Autor: fabiolaweriky3965
  • Perguntado 3 anos atrás

Categoria: Autor: 4º BIM - LP - Literatura indígena. (3ª série/sequência 1/aula 3) - 11. 11. 2021. "Relacionar, como realidade cultural lusófona, as produções, em língua portuguesa, na Africa e no Brasil. " 11/11/21 - 3ª Série EM - Língua Portuguesa - Literatura indígena RAÍZES DO BRASIL Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, é uma interpretação original da decomposição da sociedade tradicional brasileira e da emergência de novas estruturas políticas e econômicas. Uma visão inovadora que introduziu os conceitos de patrimonialismo e burocracia, explicando os novos tempos. Na obra, Sérgio Buarque buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais. Ele descreveu o brasileiro como um "homem cordial", isto é, que age pelo coração e pelo sentimento, preferindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. O Brasil Colônia é visto por Sérgio Buarque como tendo pouca organização social, daí o recurso frequente à violência e ao domínio personalista. A escravidão desvalorizou o trabalho e favoreceu aventureiros que desejavam "prosperidade sem custo" – traços que se refletiam até no cultivo da terra, por métodos predatórios semelhantes aos da mineração. É um livro inovador no que diz respeito à busca da identidade nacional. Num momento em que a psicologia vinha se desenvolvendo muito e a sociologia começava a perder seu caráter altamente "científico", Sérgio Buarque foi atrás do que poderíamos chamar de essência do homem brasileiro. Num jogo de idas e vindas pela nossa história, deixando claros os momentos que mais considerava, Sérgio Buarque foi construindo um panorama histórico no qual inseriu o "homem cordial", que nada mais é do que fruto de nossa história, originada da colonização portuguesa, de uma estrutura política, econômica e social completamente instável de famílias patriarcais e escravagistas.


shamyras83: alternativa B

Respostas

respondido por: Marques010101
3

Resposta: Alternativa B, só uma está correta

Acertei no CMSP

respondido por: yuri14rodrigues
1

Com base no texto "Raízes do Brasil", do autor Sérgio Buarque, temos que apenas uma das três afirmações está correta. Sendo assim, a alternativa B está adequada.

Dentre os itens l, ll e lll, apenas o item l está correto com o que condiz no texto de 1936, onde o autor analisa as matrizes que compuseram o "homem cordial", que para ele é o brasileiro que escolhe sempre agir com base nas suas emoções do que nas razões.

Ou seja, é o indivíduo que preza pelo emocional ao cumprimento das leis.

Além disso, ele também menciona o que seriam as "raízes" para este comportamento, que são os escravos negros e os povos indígenas.

mais em brainly.com.br/tarefa/10921899

Anexos:

lulukatreze: MOÇO,ME AJUDA EM PORTUGUÊS POR FAVOR
lulukatreze: EU PRECISO MUITO,É PARA AMANHÃ
lulukatreze: EU POSTEI AS PERGUNTAS EM MEU PERFIL TRÊS VEZES
lulukatreze: ME AJUDA POR FAVOR
lulukatreze: NINGUÉM ME RESPONDEU,ENTÃO ME AJUDA PLMDS
Perguntas similares