Aristóteles define o homem como animal político que tem como o "Bem Comum" o caminho da felicidade. Explique bem partilhavel e distributível
Respostas
A ética aristotélica é voltada para a busca da felicidade. E para Aristóteles, a felicidade do homem estava na vida em comum, mediada pelas virtudes. Ora, o bem comum supõe necessariamente a ideia de justiça para todos.
Assim, o conceito de justiça em Aristóteles foi relacionado à dois tipos de bens existentes na pólis: os bens partilháveis e os bens participáveis.
Bens partilháveis são aqueles que podem ser distribuídos, por exemplo, riqueza ou comida. Mas que sejam partilhados de acordo com a necessidade de cada um, pois para Aristóteles, uma sociedade com graves distorções entre ricos e pobres, será uma sociedade injusta, pois não permite que todos os cidadãos vivam bem.
Bens participáveis dizem respeito ao direito de todos os cidadãos de participarem do poder, por isso para Aristóteles, a democracia é o melhor sistema político participativo, pois cidadãos virtuosos criam instituições também virtuosas.
Bons estudos!