Leia atentamente o excerto a seguir:
"Quem segurava com força a chibata
Agora usa farda
Engatilha a macaca
Escolhe sempre o primeiro
Negro pra passar na revista
Pra passar na revista
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro."
YUKA, M. Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro. Intérprete: Marcelo Yuka. In: O RAPPA. O Rappa. Rio de Janeiro: Sony, 1994. 1 CD.
O trecho da canção do grupo O Rappa compara as práticas policiais da atualidade com a escravidão na época do Brasil Colônia. Considerando as relações de exploração da força de trabalho e suas consequências para a formação da sociedade atual, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os reflexos do trabalho escravo na sociedade atual foram deixados na memória devido a políticas de ações afirmativas que sanaram as mazelas da escravidão.
II. ( ) No trecho da música, "quem segurava com força a chibata" faz referência ao capitão do mato, responsável por caçar escravos fugitivos, e o trecho "agora usa farda" se refere ao controle social feito pela polícia.
III. ( ) Tanto no período colonial quanto na atualidade, o controle social é feito com base na cor, e o preconceito racial é uma herança da sociedade colonial escravista.
IV. ( ) Diante dos altos preços dos escravos, apenas aqueles que podiam investir tinham acesso a eles, demonstrando que a desigualdade social é uma herança da formação colonial brasileira.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a.
F, V, V, F.
b.
V, F, V, F.
c.
V, V, F, V.
d.
F, V, F, V.
e.
F, F, V, V.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
A
Explicação:
Alternativa I as mazelas não foram sanadas portanto e´ F
Alternativa II a letra da música faz essa afirmação de forma clara portanto é V
Alternativa III consultas a referências bibliográficas e estatísticas confirmam V
Alternativa IV Em certos casos ex escravos tornavam - se senhores de escravos derrubando o termo desigualdade social portanto F
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás