A parede celular bacteriana é composta de uma rede macromolecular, denominada peptideoglicano (também conhecida como mureína), que está presente isoladamente ou em combinação com outras substâncias. As paredes celulares das bactérias gram-negativas consistem em uma ou poucas camadas de peptideoglicano e uma membrana externa.
Marque a alternativa que apresenta essa camada externa.
a) Peptideoglicano (PPG).
b) Membrana Plasmática (MP).
C) Lipopolissacarídeo (LPS).
d) Glicídeo.
E) Glicocálice.
Respostas
Resposta: a) Peptideoglicano (PPG).
Explicação: O peptidoglicano, também chamado mureína, é um polímero que compõe a parede celular da maioria das bactérias.
É composto de açúcares e aminoácidos e, quando muitas moléculas de peptidoglicano se juntam, formam uma estrutura de treliça de cristal ordenada.
As paredes celulares das bactérias gram-negativas apresentam lipopolissacarídeos (LPS) na camada externa (letra C).
As bactérias Gram-negativas apresentam uma membrana plasmática, ou membrana interna, um espaço periplasmático, alguns peptideoglicanos e uma camada externa, ou membrana externa, onde há predomínio de lipopolissacarídeos (LPS).
Já as bactérias Gram-positivas, apresentam apenas uma membrana plasmática, um espaço periplasmático reduzido e várias camadas de peptideoglicanos, intercalados por ácidos tecoicos e lipotecoicos. Devido à camada grossa de peptideoglicanos, essas bactérias retêm a coloração de Gram e são classificadas como Gram-positivas.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/3418576