A Psicologia da Aprendizagem, desde as primeiras décadas do século XX, conta com as proposições teóricas de Lev Vygotsky (1896-1934), defendendo o convívio em sala de aula de crianças com diferentes estágios de aprendizagem. Podemos afirmar, corretamente, sobre o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD):
A)
As trocas entre crianças em diferentes níveis de desenvolvimento podem ser consideradas uma troca de uma única via.
B)
A integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento é um fator determinante no processo de aprendizado.
C)
É a distância entre o nível real (criança consegue fazer sozinha) e o nível potencial (criança consegue fazer com a ajuda de alguém mais experiente).
D)
É uma zona entre o nível real e o nível concreto.
E)
A existência de uma distância igual a o que se sabe e o que se pode saber, sem assistência.
Respostas
Resposta: C e a distância entre o nível real e o nível potêncial ....
A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD) corresponde a distância entre o nível real (criança consegue fazer sozinha) e o nível potencial (criança consegue fazer com a ajuda de alguém mais experiente) (Alternativa C).
Lev Vygotsky (1896 - 1934), enfatiza os processos sociais e culturais no desenvolvimento humano, enxergando o homem como um ser histórico e sujeito ao seu contexto cultural.
Nesse sentido, para esse autor, não basta a existência de um aparato biológico para que o desenvolvimento e a aprendizagem ocorram, pois o meio social possui forte influência nesses processos, sendo a alavanca dos mesmos.
Sob essa perspectiva, postulou a existência de uma Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD), que corresponde distância entre o que o sujeito é apto a fazer sozinho e aquilo que ele pode fazer com algum tipo de auxílio. Desse modo, a aprendizagem ocorre por meio da superação desta zona.
Aprenda mais:
https://brainly.com.br/tarefa/24364323