Respostas
Resposta:
Um menino novo na escola
Alisson teve que deixar a escola muitas vezes, foi ficando para trás e acabou desistindo de aprender. Encontrado pela Busca Ativa Escolar, o adolescente aceitou o desafio de voltar à sala de aula e mudar a sua história.
Eu já morei em muitos lugares. Todo ano, eu ajudava minha mãe na colheita do feijão. Saía aqui da cidade e ia para a roça. Ficava um tempo lá, parava de estudar. Quando voltava, ia para a escola de novo. Mudava só de amigos, eles tinham ido para outra série". Por muitos anos, essa foi a vida de Alisson de Jesus, 13 anos. Filho de uma família numerosa – são nove irmãos – e com dificuldades financeiras, o menino teve que mudar muitas vezes de casa: morou com a mãe na roça, com o pai na cidade, com a irmã mais velha, com uma tia. A cada mudança, parava de estudar, e foi ficando para trás.
A trajetória de Alisson começou a tomar um rumo diferente no início de 2018, quando ele recebeu a visita de Lucijane Neves, coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar do município de Euclides da Cunha (BA), onde mora. A Busca Ativa Escolar é uma iniciativa do UNICEF e parceiros para ajudar os municípios a encontrar e levar para a escola crianças e adolescentes que estavam fora dela.
Na época da visita, Alisson morava com uma irmã e havia deixado os estudos mais uma vez. "A Lucijane perguntou por que eu não estava indo à escola. Eu disse que não ia porque eu não tinha caderno e ela disse que arrumaria um para mim... Mas, na verdade, eu não me interessava em ir para a escola", conta o adolescente, meio sem jeito. Alisson tem facilidade em matemática, mas ainda não aprendeu a ler e escrever.
Explicação:
resumi esta bom desse tamanho?