• Matéria: Biologia
  • Autor: loisecristinajmj
  • Perguntado 3 anos atrás

Entre os descendentes dos europeus, a herança do tipo de cabelo é um exemplo de herança sem dominância. O cabelo crespo é determinado pelo genótipo CC e cabelo liso pelo genótipo LL. Um casal em que ambos possuem cabelo ondulado (CL) tiveram em 2 gestações seguidas, tiveram em cada gestação, uma menina de cabelos lisos. Como querem ter 2 crianças, pretendem saber qual é a probabilidade de nas próximas 2 gestações terem respectivamente, um menino de cabelo ondulado e uma menina de cabelo crespo. 

A)1/16
B)1/32
C)1/8
D)1/4
E)1/64​

Respostas

respondido por: Luizfelipeandra
0

Um casal em que ambos possuem cabelo ondulado (CL) terá a probabilidade de \frac{1}{32} de gerar, em ordem, um menino de cabelo ondulado e uma menina de cabelo crespo. Portanto, a resposta correta é a letra B.

Para chegar a esse resultado, é necessário realizar o cruzamento entre o casal para saber a chance de cada genótipo ser gerado:

      C        L

C   CC     CL

L   CL      LL

Portanto, de 4 possibilidades, 2 serão de cabelos ondulados (CL), 1 de cabelo liso (LL) e 1 de cabelo crespo (CC). Basta dividir este número pelo total de possibilidades:

Cabelo ondulado = \frac{2}{4} =\frac{1}{2}

Cabelo crespo = \frac{1}{4}

Cabelo liso = \frac{1}{4}

Desse modo, deve-se calcular a chance de nascer menino com cabelo ondulado na primeira gestação e multiplicar pela chance de nascer menina com cabelo crespo na segunda gestação, visto que os dois eventos devem acontecer em ordem.

A chance de nascer menino ou menina sempre será igual a \frac{1}{2}. Como o evento é "nascer menino E com cabelo ondulado", deve-se multiplicar as probabilidades:

Nascer menino e com cabelo ondulado = \frac{1}{2}*\frac{1}{2}=\frac{1}{4}

Nascer menina e com cabelo crespo = \frac{1}{2} *\frac{1}{4} =\frac{1}{8}

Resultado = \frac{1}{4} *\frac{1}{8} =\frac{1}{32}

Perguntas similares