Qual é a maior diferença entre a logística internacional e a logística de uma empresa com operações globais?
Respostas
Resposta:
Nunca antes na história se falou tanto em logística como agora. Há diversos fatos que explicam isso e o principal é a necessidade de uma prestação de serviço que agregue valor ao cliente, como um prazo reduzido aliado ao um serviço mais eficiente, por exemplo.
Se antes não consideravam a logística como parte integrante das empresas, hoje existem diferentes modalidades dentro da própria logística, dependendo da necessidade de cada cliente. Já falamos aqui no blog sobre a logística de eventos esportivos, de exposições de arte, de shows e de eventos culturais. Hoje aqui no blog da WAIVER explicaremos a diferença entre a logística doméstica e logística internacional. Confira!
O que é logística doméstica?
A logística doméstica é toda aquela que é feita dentro do próprio país, no nosso caso, dentro das fronteiras do Brasil. Todas as atividades que são de responsabilidade da logística como armazenagem, transporte e distribuição precisam ser realizadas em um único país para que seja considerada uma logística doméstica.
A logística doméstica é muito utilizada na realização de eventos e shows que percorrem os estados do país, como é o caso de muitas exposições culturais, que começam no Sul, passam pelo Sudeste, Nordeste, etc.
O que é logística internacional?
A logística internacional por definição ultrapassa as fronteiras de uma nação, começando em um país (que é o chamado país exportador) e terminado em outro diferente (que é o chamado país importador). Esse tipo de logística é muito observado na realização de shows internacionais, como é o caso de eventos como o Rock in Rio que reúne bandas de diversos lugares do mundo, eventos esportivos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo e até mesmo na importação e exportação de bens de consumo e commodities.