O ATP (Trifosfato de Adenosina ou Adenosina Trifosfato) é uma molécula biológica reconhecida por transportar energia nos organismos vivos. A grande parte da energia química que os seres vivos necessitam para manter ativo seu metabolimos deriva-se das reações de hidrólise desta molécula.
Marque a alternativa correta sobre a estrutura do ATP e como este fornece energia para os organismos vivos.
ATP contém um açúcar de cinco átomos de carbonos, três grupos fosfato e uma base adenina. A energia é liberada quando a ligação entre a base adenina e o açúcar é quebrada.
ATP contém um açúcar de seis átomos de carbonos, três grupos fosfato e uma base adenina. A energia é liberada quando a ligação do carbono 6 da molécula é quebrada.
ATP contém um açúcar de sete átomos de carbono, quatro grupos fosfato e duas bases adenina. A energia é liberando quano um único grupo fosfato é adicionado aos grupos dois fosfatos.
ATP contém um açúcar de seis átomos de carbono, dois grupos fosfato e uma base adenina. A energia é liberada quando um único grupo fosfato é adicionado aos grupos dois fosfatos existentes.
ATP contém um açúcar de cinco átomos de carbono, três grupos fosfato e uma base adenina. A energia é liberada quando a ligação entre o segundo e o terceiro grupos fosfato é quebrada.
Respostas
respondido por:
4
A estrutura do ATP é representada por uma molécula de 5 carbonos, uma base adenina e três grupos de fosfatos, de forma que a liberação de energia ocorre a partir do momento em que há a quebra entre o açúcar e a base nitrogenada (Alternativa A).
A molécula de ATP é essencial para a formação de energia. Todavia, sua quebra ocorre mediante a ligação entre a base nitrogenada e o açúcar (ribose), permitindo uma liberação massiva de energia, com uma parcela de liberação de calor.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás