Leia os excertos a seguir:
Entre viajar na leitura para significar o escrito que se lhe apresenta estranho e desistir de ler tal estranheza há, um percurso, ao mesmo tempo individual e social, ao qual nenhum leitor escapa. Trata-se da trajetória das nossas histórias de leitura e das histórias de leitura da sociedade em que vivemos. Ambas se imbricam e se cruzam, mostrando o que significa a leitura para cada um de nós e para a sociedade como um todo. Mas esse significado não é descolado do tempo, muito pelo contrário, ele revela o tempo e suas diferentes práticas de leitura. (BARBOSA, SOUZA, 2006, p.12)
Há uma acepção de língua que vê o texto como repositório de mensagens. O texto nada mais é do que um depósito de informações, e a leitura é o ato de o leitor ler as palavras para extrair mensagens. Nesse sentido, interpretar é ler palavra por palavra, bastando conhecer o significado literal de cada uma delas (KLEIMAN, 2004). Depois vem a pergunta de sempre: Qual é a mensagem do texto? [...] A partir da década de 90, o quadro do ensino de língua portuguesa começou a ser movido por uma visão de língua sociointeracionista. [...] A língua passa a ser vista de uma perspectiva bakthiniana como atividade dialógica, deixando de ser percebida não apenas em sua estrutura interna, mas também em sua exterioridade. Ela é assim sociohistórica e ideológica. (BARBOSA, SOUZA, 2006, p.15)
Fundamentando-se nos excertos acima e relacionando-os aos conteúdos abordados na unidade sobre o ensino da leitura, analise as seguintes assertivas quanto à VERACIDADE – V para verdadeiro e F para Falso:
I. Ler envolve , fundamentalmente, elementos do contexto social e individual dos sujeitos.
II. O processo de interação entre texto e leitor é o que, efetivamente, pode garantir que haja uma compreensão do material lido.
III. Não há uma única interpretação do texto, pois a compreensão em leitura envolve as conexões realizadas pelos sujeitos e cada um traz diferentes experiências de mundo.
IV. A ideia de extrair uma mensagem única e inequívoca do texto advém de uma acepção de língua que desconsidera seu caráter social e cultural.
As assertivas I, II, III, e IV são, respectivamente:
a.
F, V, V, F
b.
F, F, V, V
c.
V, V, V, V
d.
V, V, F, F
e.
F, V, V, V
gomesrrosemary:
A resposta é: V V V V
Respostas
respondido por:
15
Resposta:
Todas as afirmativas estão corretas.
Explicação:
Leitura dos excertos.
respondido por:
2
Resposta:
V- V- V -V
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás