Os parasitas classificados como helmintos apresentam diversas características que permitem a distinção em gêneros específicos. Estas características são de extrema importância nos exames parasitológicos, para identificação dos ovos, larvas e indivíduos adultos, possibilitando o diagnóstico mais preciso da doença (Fonte: professor). Com base nas características morfológicas e do ciclo de vida das nematódeos, analise a figura a seguir. Fonte: ALVES, Luiz Fernando de Souza; TIBURCIO, Vanessa Graciele; LUPEPSA, Luara. Parasitologia. Maringa-PR: UNICESUMAR, página 87. A análise das características apresentadas acima permite afirmar que a figura representa o ciclo de vida do parasita classificado como: Alternativas Alternativa 1: Ascaris lumbricoides. Alternativa 2: Trichuris trichiura. Alternativa 3: Ancylostoma duodenale. Alternativa 4: Necator americanus. Alternativa 5: Taenia solium.
Respostas
Resposta:
Alternativa 2:
Trichuris trichiura.
Explicação:
imagens google
https://www.google.com/search?q=ciclo+de+vida+Alternativa+2%3A+Trichuris+trichiura.&tbm=isch&ved=2ahUKEwiBtfjbvZ30AhWXA7kGHR9QCHoQ2-cCegQIABAA&oq=ciclo+de+vida+Alternativa+2%3A+Trichuris+trichiura.&gs_lcp=CgNpbWcQAzoECAAQHjoGCAAQCBAeUM0IWM0IYM0LaABwAHgAgAFyiAHeAZIBAzAuMpgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nwAEB&sclient=img&ei=XfSTYcGSOJeH5OUPn6Ch0Ac&bih=937&biw=1920
Resposta:
Trichuris trichiura
Explicação:
É um nematódeo geralmente associado a infecções pelo Ascaris lumbricoides. O verme adulto (1) é facilmente identificado pela extremidade anterior afilada. Seu tamanho varia de três a cinco centímetros.
Ocorre ingestão dos ovos (2) infectantes, que são larvados. Eclodem no intestino e as larvas se desenvolvem nas criptas cecais. Há acasalamento e liberação dos ovos (operculados). Eles ficam mergulhados na mucosa e podem causar reação inflamatória. O período pré-patente é de cinco a sete semanas.
Há ação tóxica/irritativa dos tecidos, podendo levar a necroses focais. Em geral a infecção é assintomática, mas pode haver febre, náuseas, dor abdominal e prolapso retal (grave em crianças com grande número de parasitos).
Alta prevalência em locais quentes e peridomícilio.
A prevenção é feita através de cuidados na preparação de alimentos, higiene corporal e tratamento dos doentes.