1-DESCREVA o objetivo do movimento das quebradeiras de coco-babaçu.
2-TEXTO-O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.
O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. CITE o processo econômico diretamente associado a essa ocupação realizada na década de 1970.
3-APRESENTE os fatores que influenciaram na ocupação e no desenvolvimento do Arco do Povoamento Adensado na Amazônia.
4-DESCREVA como a Zona Franca de Manaus contribuiu para o desenvolvimento e a ocupação da Amazônia.
5-DESCREVA como ocorreu o processo de povoamento da região Sul do Brasil.
Respostas
Resposta:
- As Respostas estão Abaixo certo!
Primeira Questão 1°!
• As quebradeiras de coco babaçu têm uma grande importância histó- rica, econômica, social, política, ambiental e cultural na chamada “região dos babaçuais”, que engloba partes dos estados do Pará, Piauí e Tocantins e, principalmente, do Maranhão.
• As quebradeiras de coco babaçu são grupos formados por mulheres de comunidades extrativistas do estado do Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí. A semente do coco babaçu é oleaginosa, sendo utilizada como matéria prima para diversos produtos manufaturados, além de servirem de alimento para as quebradeiras e suas famílias.
Segunda Questão 2°!
• O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da Alternativa Correta é;
A) Industrialização voltada para o setor de base.
B) Economia da borracha no sul da Amazônia.
C) Fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado. ( X )
D) Exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
E) Extrativismo na região pantaneira.
Terceira Questão 3°!
• Os motivos da ocupação do território da Floresta Amazônica são, sobretudo, econômicos. Milhares de hectares vão ao chão para a produção de monoculturas exportadoras, como a soja, e para a prática pecuarista.
• Nesse sentido, os portugueses conquistaram o direito de domínio na Amazônia. Esse período foi marcado pela exploração da borracha. Essa atividade tornou-se bastante expressiva para a economia local, visto que as fábricas inglesas importavam a matéria-prima em grandes quantidades.
• A ocupação da Amazônia ocorreu primeiramente com os índios, que se interagiam de forma harmônica com a natureza. No entanto, a ocupação da área com intuitos gananciosos foi se intensificando, que desencadeou e desencadeia uma série de problemas ambientais, prejudicando a biodiversidade da Amazônia.
Quarta Questão 4°!
• A Zona Franca de Manaus é uma área industrial criada pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para uma região pouco povoada no país e promover uma maior integração territorial na Região Norte.
• A Zona Franca de Manaus é um polo industrial criado pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para a região e promover uma maior integração territorial no Norte do país.
• A Zona Franca de Manaus surgiu em 1967, durante o regime militar, por meio do Decreto-Lei nº 288/67. A finalidade inicial desse projeto era estabelecer incentivos fiscais por 30 anos para criar um pólo industrial, comercial e agropecuário na Amazônia.
Quinta Questão 5°!
• O processo de ocupação da Região Sul está ligado, especialmente, a duas atividades primárias: a agricultura e a pecuária. A região intensificou o povoamento somente a partir do século XIX, até esse momento o território se encontrava quase que completamente desabitado, salvo os povos nativos, como os índios.
• Os jesuítas deram início à colonização das áreas que se localizam nos campos do sul. Objetivando a catequização dos indígenas, os jesuítas espanhóis foram os fundadores de diversas missões no território que é hoje o Rio Grande do Sul.
• Dessa forma, a partir de 1820 teve início o primeiro contingente de imigração alemã, com destaque para as áreas correspondentes aos atuais municípios de São Leopoldo (Rio Grande do Sul), Rio Negro (Paraná) e São Pedro de Alcântara (Santa Catarina).
• As missões jesuíticas e a pecuária foram importantes para a ocupação da região sul. No entanto, apesar de não integrar os territórios do Tratado de Tordesilhas, os portugueses também ocuparam a região através da fixação de missões jesuíticas e o desenvolvimento do bandeirantismo de apresamento.
• A presença do clima subtropical restringia (apesar de não inviabilizar) o plantio de cultivos típicos de clima quente, como a cana-de-açúcar ou mesmo o café. Essa característica, aliada à estratégia portuguesa de ocupação de fronteiras, atraiu imigrantes de outras localidades europeias.
• História. Até meados do século XVIII, povoavam o território da atual Região Sul, os portugueses e os luso brasileiros. Foi por volta de 1750, com as Missões Jesuítas que começara a se formar as cidades de São Borja, Santo Ângelo, São Miguel das Missões e São Nicolau, São Luís do Gonzaga, entre outras.
Explicação:
Espero que tenha ajudado com Ester Assunto ✨❤️✨❤️