• Matéria: Artes
  • Autor: itsalerocha
  • Perguntado 3 anos atrás

Assistir ao Plano-Sequencia do filme " 1917" - 1917 | Cena | Correndo DUBLADO

Escreva um texto de no (mínimo 15 linhas) fazendo uma analise e dizendo se na sua percepção como expectador o "plano-sequencial" ( linguagem escolhida para desenvolvimento desse filme) promove ou dificulta a sensação de realismo ao assistir o filme e explique suas razões.

Respostas

respondido por: tifanny96
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Um plano-sequência é um take único em que a ação se desenvolve de forma fluida, sem cortes. Isso pode ser criado tanto nas filmagens, quanto na edição, através da junção de vários planos longos, com cortes sutis e mascarados para não atrapalhar a sensação de unidade, como é o caso de 1917. Enquanto muitas produções recentes testaram a técnica, a ideia vêm do fim da década de 1940 pelo diretor Alfred Hitchcock. A narrativa de seu filme, Festim Diabólico (1948), se passa toda em tempo real, o que é reforçado pela linguagem visual.

Mas nem mesmo o Mestre do Suspense fez algo inteiramente contínuo, dando o exemplo de como esconder os cortes através do uso de sombras, objetos na frente da câmera ou telas pretas. Isso, claro, não significa que não há filmes inteiramente rodados em um único plano-sequência. A lista é mais curta do que a de projetos que só criam a ilusão de continuidade, e geralmente são projetos menores, mais experimentais e do cinema estrangeiro.

Mas qual o valor de um plano-sequência para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas? A técnica, quando bem utilizada, representa toda a força colaborativa que o audiovisual precisa para brilhar. Fazer um filme com cortes já é incrivelmente difícil. Antes do diretor gritar “ação!”, cada cena é exaustivamente ensaiada para testar fotografia, iluminação, atuação e movimentação entre o elenco e os operadores de câmera - processo chamado de blocking. Dependendo da complexidade do take, uma única cena pode levar um dia todo para funcionar. Rodar a obra toda em um único plano - ou em uma combinação de vários takes longos - é pegar todo esse estresse e levar a outro nível.

Todos os departamentos da produção precisam estar em perfeita harmonia, conscientes dos rumos que a trama seguirá, de como transitar pelo espaço dos cenários, como mascarar os equipamentos e também como incorporar improvisos e pequenos acidentes ao projeto. É um processo de readaptação momentâneo, que pede precisão cirúrgica dos realizados e organização nos orçamentos, locações, sets e cronogramas . Como diz o jornalista Jason Schreier, é como tentar pilotar um trem em alta velocidade enquanto outra pessoa posiciona os trilhos na frente. A metáfora de Schreier é originalmente sobre desenvolvimento de games, mas também é bastante válida aqui. Portanto, as premiações costumam apreciar bastante os cineastas empenhados o bastante para criar arte através de uma técnica tão caótica e estressante. Felizmente, os resultados costumam impressionar - tanto público quanto crítica - e dar voz única à produção.

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