• Matéria: Filosofia
  • Autor: sami1960
  • Perguntado 3 anos atrás

Popularmente a expressão “maquiavélica” é pejorativamente utilizada para designar a pessoa sem escrúpulos, esperta, que, para atingir seus objetivos, usa mentiras para sutilmente manipular indivíduos à consecução dos seus intentos.
A respeito de Maquiavel, pensador que inspirou a visão popular, podemos afirmar que
A) seu pensamento defende os valores morais, a ética e a busca do justo.

B) seus conselhos aos governantes passam pela visão de um governo democrático e provisório.

C) sua obra O Príncipe promove o absolutismo como modelo de governo.

D) o pensador foi um importante filósofo francês, responsável pelas teorias liberais defendidas no século XVII.

E) seu pensamento promoveu o liberalismo, com a desconcentração do poder na figura do rei.


sami1960: eu respondi a C) sua obra O Príncipe promove o absolutismo como modelo de governo. verifiquem

Respostas

respondido por: heloisaangela
3

Resposta:

A resposta é a C

Explicação:

É o pensamento de Maquiavel e seus conselhos aos governantes, apresentados em sua obra O principe, a fim de manter a ordem e o poder, que promovem o absolutismo.

respondido por: AnthonioJorge
5

Maquiavel foi um dos autores que defenderam, por meio de suas teorias políticas, a centralização política na pessoa do monarca. Logo, a alternativa C está correta.

Nicolau Maquiavel (1469-1527) inaugura uma nova era do pensamento político. Com ele, a política tende a se afastar do pensamento especulativo ético e religioso para ganhar uma certa autonomia.

Por isso os manuais de filosofia classificam seu pensamento como "realismo político", o que significa desvincular a política da ética, da teoria e do sagrado e tratá-la como objeto próprio.

Um exemplo clássico deste realismo político está no capítulo XV de sua principal obra, O Príncipe (escrito em 1513 e publicado em 1531, após a morte do autor). Neste capítulo, Maquiavel diz buscar a verdade efetiva das coisas, sem se perder na busca de como as coisas deveriam ser. Diz ele:

  • quem, num mundo cheio de perversos, pretende seguir em tudo os ditames da bondade, caminha inevitavelmente para a própria perdição.

Implica-se, assim, que quando há necessidade para remédios extremos contra males extremos, o político deve sim adotar tais remédios. Tal tipo de observação vincula-se a uma visão pessimista do homem. O político não deve confiar no aspecto positivo do homem, mas sim constatar o seu aspecto negativo e agir em consequência disto, não hesitando ser temido.

Conheça mais sobre Maquiavel em: brainly.com.br/tarefa/20719422

Anexos:
Perguntas similares