Empresas do ramo de varejo apresentam um desafio particular de atuação nesse setor. Como, em essência, todas vendem os mesmos produtos, fidelizar clientes é uma questão de sobrevivência, pois define o nível de competitividade nos negócios. Para isso, oferecem vantagens que vão de assistência técnica a treinamentos e programas de fidelização. Mas de nada adianta fazer um controle de estoque impecável, ações de divulgação incríveis e ter uma equipe de vendas talentosa e motivada se as empresas voltadas ao varejo forem incapazes de fidelizar seus clientes. Sendo você um gestor de empresas varejistas, elabore pelo menos três ações que possam ficar na mente dos consumidores, fazendo com que optem por comprar na sua empresa e não na concorrência.
Respostas
Resposta:
1) Os programas de fidelidade são comuns em empresas de todos os portes. Isso porque funcionam – e muito bem – para fidelizar clientes, a um custo relativamente baixo. Por exemplo: oferecer algo gratuito (brinde) após a compra de alguns itens da loja, ou refeições grátis depois de dez consumidas, se for um restaurante ou lanchonete.
2) Oferecer um tratamento especial também faz com que o cliente seja fidelizado. Pode-se criar uma espécie de “categoria premium” para os clientes assíduos, que pode ser limitada àqueles que fizeram um número mínimo de compras em um período “X” estabelecido, por exemplo.
3) Criar um canal de comunicação exclusivo, para que seus clientes acompanhem e fiquem sabendo de promoções e coleções novas antes dos demais clientes, a chamada “lista VIP”. Isso estimula o cliente a continuar comprando de você, pois a sensação de receber um tratamento exclusivo fará com que se torne um defensor da marca, sentindo-se acolhido e reconhecido por sua empresa.
4) Criar parcerias com negócios de segmentos complementares ao de sua empresa. Faça pesquisa de estabelecimentos que podem contribuir para atrair seus cliente. Por exemplo: se sua empresa não tem estacionamento próprio, faça convênio com um para seus clientes terem descontos no valor do estacionamento ou, até mesmo, dependendo da quantia gasta na loja, o estacionamento seja gratuito para eles.
Explicação: