O melanismo industrial caracteriza-se pelo aumento de indivíduos com coloração escura em decorrência da industrialização e de suas implicações ambientais, por exemplo, mariposas escuras surgiram em algumas regiões da Inglaterra devido ao processo intenso de industrialização. Em princípio, a maioria das mariposas era clara e habitualmente pousava em troncos de árvores cobertos por líquens de coloração clara. Devido à grande poluição gerada pela industrialização, os líquens desapareceram dos troncos das árvores, e as borboletas tornaram-se escuras. Sobre o motivo de o aumento ter ocorrido, analise as assertivas a seguir. I. As mariposas claras diminuíram em razão da fotossensibilidade que desenvolveram devido a um processo constante de autolimpeza, ficando sensíveis ao ambiente, e, com isso, não tiveram boas chances de sobrevivência e, consequentemente, de reprodução. II. As mariposas claras diminuíram porque foram tornando-se escuras pela ação da poluição e passaram tal característica aos seus descendentes. III. O aumento das mariposas escuras ocorreu porque as brancas eram mais suscetíveis à poluição, e isso as levou à extinção. IV. As mariposas claras diminuíram em razão da predação. Elas tornaram-se mais visíveis em áreas poluídas, onde a fuligem escurecia troncos e muros. Qual(is) está(ão) correta(s)? Selecione a resposta correta
Respostas
A alternativa correta é a IV, que diz sobre a população das mariposas claras ter diminuído em razão da predação.
Melanismo industrial
Conforme a questão elucida, o melanismo industrial é um fruto direto da atividade industrial e dos impactos dela no meio ambiente.
Nessas regiões, o acúmulo de poeira, cinzas e outros subprodutos industriais acabam causam transtornos para o meio ambiente num ponto onde os animais de cor extremamente escura começam a aparecer em maior frequência do que nos outros lugares, como foi o caso das mariposas.
Chamamos de melanismo porque o pigmento que dá a cor para esses animais é a melanina, e no caso dos animais com melanismo, essa melanina se apresenta numa concentração bastante alta e dá uma cor preta aos animais.
Seleção Natural
O principal motivo por trás do melanismo industrial é a seleção natural: conforme a atividade industrial começa a modificar o ambiente, os animais que conseguirem se adaptar nas condições novas vão prosperar e os que não conseguirem vão desaparecer.
Conforme a atividade industrial aumenta, sobe também a produção de fumaça, poeira, fuligem e outros poluentes, que vão se depositar no ambiente. Como esses poluentes são pretos, os animais que tem cor clara acabam ficando destacados e com isso não conseguem mais se esconder dos predadores, enquanto os animais pretos conseguem se disfarçar muito melhor num ambiente preto e por isso tem mais sucesso em fugir.
Foi isso que aconteceu com as mariposas: Quando a poluição destruiu o líquen claro e escureceu o ambiente com fumaça e fuligem, as mariposas clara ficaram destacadas e chamavam muita atenção dos predadores, enquanto as mariposas pretas conseguiam se disfarçar muito melhor que elas e por isso tiveram mais sucesso em dominar o ambiente novo.
Em suma, as mariposas claras diminuíram porque eram alvos fáceis no meio da fuligem, enquanto as pretas conseguiram se esconder e sobreviver.
Para mais informações, contemple as tarefas:
https://brainly.com.br/tarefa/17316614
https://brainly.com.br/tarefa/49506663
Bons estudos.
Resposta:
Letra D - IV
Explicação:
Darwin defendia duas proposições: a existência de um ancestral comum do qual os seres vivos teriam evoluído e a teoria da seleção natural.
Os princípios básicos de Darwin constituem:
1. Há um auxílio da seleção natural (lei de adaptação).
2. Os indivíduos que conseguem se adaptar ao ambiente têm mais chances de sobreviver e gerar descendentes.
3. Há uma luta pela vida, pois são poucos os seres que conseguem atingir a maturidade.
4. O número de indivíduos de uma espécie é quase o mesmo de geração em geração.
5. Indivíduos da mesma espécie não são idênticos.
Diante disso, é correto o que se afirma em IV, pois é possível assumir que as borboletas brancas não se adaptaram ao novo ambiente poluído e, estando mais visíveis, foram facilmente capturadas por predadores, dando maiores chances de sobrevivência e descendência às borboletas escuras.