No Brasil, o Construtivismo é uma das abordagens teóricas mais utilizadas em educação. Considere as afirmações a seguir sobre os processos de ensino e aprendizagem no construtivismo:
Os construtivistas, como Rogers, recomendam que o ensino seja centrado no aluno.
Aprendizagem é entendida como um processo de “construção” pessoal do aprendiz.
O professor deve ser um mediador da relação ensino-aprendizagem.
Piaget e Vygotsky são dois dos principais representantes dessa abordagem.
É CORRETO que se AFIRMA em:
A)
II e IIII, apenas.
B)
II, III e IV, apenas.
C)
I, II e IV, apenas.
D)
I e III, apenas.
E)
III e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
Letra B) II, III e IV, apenas.
Explicação:
Na escola, para os construtivistas, o aprendiz constrói ativamente o conhecimento ao seu modo e o professor é um mediador da relação ensino-aprendizagem, possibilitando as situações e experiências que ajudarão os aprendizes a construírem suas aprendizagens.
O Construtivismo considera que a aprendizagem é um processo de “construção” pessoal do aprendiz
Piaget e Vygotsky são adeptos ao Construtivismo e à sua ramificação: o Socioconstrutivismo, ou seja, o conhecimento é construído a partir das experiências de mundo da criança (D).
Eles cunharam o construtivismo para que o processo de ensino e de aprendizagem se fizesse por meio da história e da sociedade em que a criança se encontra imersa.
Para os autores e teóricos da educação, só há efetiva aprendizagem quando a criança se percebe no mundo e é capaz de assimilar os conhecimentos de modo autônomo, embora coexista socialmente com outras pessoas.
Contudo, há críticas que dizem que esta teoria não aborda a aprendizagem que ocorre fora da pessoa. Ela também falha em descrever como a aprendizagem acontece dentro das organizações.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/38286679