Um psicólogo social, chamado por um gestor municipal para contribuir com a retirada de pessoas que moram em área de risco (morro com perigo de deslizamento em período de chuvas intensas), apresentou-se a uma equipe da defesa civil, composta por militares especializados em área de risco, assistente sociais, médicos e enfermeiros com experiência em emergências, engenheiros e arquitetos com conhecimento de urbanismo em áreas de risco. A população em risco recusava-se a sair de suas moradias, definidas como precárias e com alto risco de desmoronamento, temendo que ela pudesse ser invadida quando desocupadas. Qual deveria ser a expectativa com relação à intervenção do psicólogo social nessa equipe?
vicsrodrigues8:
Oi
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
O psicólogo social deverá ficar na retaguarda, atendendo às pessoas que forem retiradas de suas casas, oferecendo o apoio psicológico necessário em situação de crise.
Explicação:
Esse seria o principal papel do psicólogo nessa situação.
respondido por:
2
Resposta: O psicólogo deveria discutir com a equipe que aspectos subjetivos relativos às condições de vida das pessoas atingidas devem ser levados em consideração e sobre a retirada ser feita somente depois de um acordo efetivo que garantisse uma proposta do interesse dos atingidos.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás