Respostas
Resposta:
Nos anos 60, o cabelo afro foi um dos principais símbolos de grupos que lutavam pelos direitos civis nos Estados Unidos, que sofria fortemente com a segregação racial – e um dos mais famosos foram os Panteras Negras.
Os Panteras Negras tinham como pauta a aceitação da beleza negra, e o cabelo era um elemento indispensável nesse contexto. As mulheres negras foram protagonistas no movimento e ganhavam as ruas com seus cabelos crespos evidenciados em expressivos black powers, mostrando que a luta por direitos iguais incluía usar o cabelo como elas quisessem.
Mais que apenas uma valorização da estética do cabelo afro, o grupo incentivava que os negros parassem de fazer procedimentos estéticos que minimizazem os seus traços, como alisar o cabelo, e ainda criaram o lema “Black is Beatuiful”, para reforçar esse posicionamento.O cabelo crespo transcende a esfera estética e é um tema importante quando o assunto é a construção da autoestima e identidade da mulher negra. E para além da beleza, o cabelo afro também foi e continua sendo uma ferramenta política de luta.
Durante muito tempo, diversas práticas contribuíram para a desvalorização do negro e suas características, como o cabelo, enquanto havia uma hipervalorização da estética branca eurocêntrica.
Explicação:
espero ter ajudado,bons estudos!♡