O coração possui células autoexcitáveis responsáveis pelo controle intrínseco da ritmicidade cardíaca, além disso, pode ser considerado um sincício funcional devido a características específicas. Entre as opções abaixo, marque a que justifique o fato pelo qual o coração é considerado um sincício funcional: Pela sua capacidade intrínseca e extrínseca de controle do ritmo cardíaco. Em função dos miócitos cardíacos possuírem as junções comunicantes (gap junctions), uma vez que essas estruturas são responsáveis pela transmissão do impulso nervoso de célula para célula. Uma vez que o nó sinoatrial é responsável pelo marcapasso, o nó atrioventricular assume essa função. Em função do marcapasso do coração ser representado pelo nó sinoatrial. Devido a liberação de cálcio (Ca2+) do retículo sarcoplasmático durante a fase sistólica.
Respostas
Sobre a ideia do coração ser um sincício funcional, a alternativa correta é: Em função dos miócitos cardíacos possuírem as junções comunicantes (gap junctions), uma vez que essas estruturas são responsáveis pela transmissão do impulso nervoso de célula para célula.
O coração é um músculo extremamente potente, o qual está associado à integração de uma série de células interligadas mediante junções comunicantes.
Ao sinalizar um potencial de ação, todas as células, em função desta integração aprofundada, são ativadas, atuando de forma rítmica e síncrona, caracterizando o sincício.
Resposta: 5 Em função dos miócitos cardíacos possuírem as junções comunicantes (gap junctions), uma vez que essas estruturas são responsáveis pela transmissão do impulso nervoso de célula para célula.