• Matéria: História
  • Autor: joaonobrealvesfilho
  • Perguntado 3 anos atrás

Você já conheceu alguém que defendeu o socialismo ? Se sim , cite os argumentos que essa pessoa usou para defender o socialismo


annye8765: interno bruto). Apesar de ser socialista possui características capitalistas econômicas. Lá existem certas áreas onde há livre entrada de capitais e também portas abertas para chegada de empresas estrangeiras, essa estratégia possui aspectos econômicos capitalistas é chamada de socialismo de mercado. Atualmente a China é o único país que adotou o socialismo de mercado.
joaonobrealvesfilho: Você já pesquisou sobre os governantes socialistas do passado que eu citei ?
annye8765: aindo não
joaonobrealvesfilho: Então , veja sobre eles e o que eles fizeram durante suas ditaduras e você vai ver sobre o socialismo e o comunismo .
annye8765: Neste mês de outubro de 2019 completaram-se 70 anos da Revolução Comunista chinesa, que deu início ao mais cruel e sanguinolento regime governamental da história humana (sem exageros).
annye8765: Espantosamente, não só é raro encontrar pessoas realmente bem informadas sobre as atrocidades cometidas por aquele regime — o que nos diz muita coisa sobre nosso sistema educacional —, como ainda há partidos políticos e intelectuais que simpatizam com o maoísmo.
annye8765: ta ai
joaonobrealvesfilho: Não , com exageros , ditaduras são altamente sanguinárias ( seja de extrema direita ou de extrema esquerda )
annye8765: eu não sei essa
annye8765: tem mais não menino que eu não sei o nome

Respostas

respondido por: annye8765
0

Resposta:

Façamos uma análise do socialismo. Trata-se de um sistema produtivo que visa o pleno emprego, ou seja, que todas as pessoas trabalhem, sendo esse o denominador comum na sociedade, de modo planejado a fim de atender as necessidades da população.

Com isso, busca-se garantir uma vida digna para cada indivíduo, com ampla assistência do estado, possibilitando saúde, educação, alimentação, dentre outros aspectos importantes da existência.

Vemos que nos países de economia socialista os objetos eram feitos para durar, sem a obsolescência programada, que é planejar equipamentos e produtos para quebrar em relativo pouco tempo, de modo a estimular a produção e a compra periódica dos mesmos produtos. Além dessa quebra em pouco tempo, os produtos são, constantemente, remodelados, de modo a que os anteriormente comprados passem a ser vistos como obsoletos, mesmo quando ainda funcionam, de modo a serem descartados para haver uma nova compra, fazendo girar a economia não em função da necessidade, mas conforme interesses puramente comerciais e fúteis. Essa é uma das razões de tantas milhões de pessoas morrerem de fome: nossa produção não está voltada para a satisfação das necessidades básicas das pessoas. Ao mesmo tempo, temos uma grande quantidade de pessoas consumindo um excesso de alimentos a ponto de chegar à obesidade mórbida. Tudo isso demonstrar que as coisas do capitalismo não visam o bem-estar dos indivíduos.

Nesse sentido, vemos que a maior parte da produção nos países capitalistas está voltada à produtos fúteis e muitas vezes inúteis, sem maior repercussão na vida das pessoas. Somos estimulados a comprar por comprar, sem refletirmos o impacto ambiental, econômico e social disso.

Na busca de baratear seus produtos, as indústrias e empresas vão para países miseráveis, nos quais pagam salários baixíssimos por uma longa jornada de trabalho, muitas vezes utilizando trabalho infantil ou mesmo trabalho escravo.

Não se impressione se boa parte dos produtos eletrônicos, tênis e sapatos que você possui tenha sido feito mais ou menos nesse mesmo aspecto, de exploração dos pobres de regiões miseráveis do planeta. Isso é o capitalismo: pagar o menos preço de custo para cobrar o máximo possível, obtendo o maior lucro que se consiga, independente dos problemas sociais, ambientais, e econômicos causados por essa prática. Essa é uma das razões pelas quais o ser humano está causando a extinção nunca antes vista de diferentes espécies, muitas das quais sequer conhecemos.

Em uma vertente mais complicada do capitalismo, temos a especulação financeira descontrolada, na qual muito dinheiro pode entrar em um país em um momento e em poucos dias ou mesmo horas sair dele, desestabilizando a economia interna e externa.

Um bom exemplo disso está sendo a crise financeira mundial, na qual diretores de bancos americanos mentiram acerca de taxas de lucro, fizeram muitos empréstimos a pessoas que não podiam pagar, sem qualquer garantia, de modo que havia tanto dinheiro disponível e com um preço tão baixo a ponto de estimular pirâmides financeiras e bolhas imobiliárias, resultando na falência e quebra de muitas instituições financeiras ao redor do mundo. Vale, nesse caso, ver as práticas das pessoas que regem essa atividade financeira, conforme demonstrado no filme "O lobo de Wall Street".

Enfim, em um sistema socialista, voltado para a satisfação das necessidades das pessoas, com planejamento, essa enorme destruição da natureza para a produção de bugigangas não teria tantas chances de ocorrer. Desse modo, o capitalismo trouxe alguns benefícios à humanidade, mas, da maneira como é, pode trazer o fim da vida humana nesse planeta, haja vista que suas práticas não são sustentáveis, além de ofertar benefícios apenas para poucos a um custo enorme para toda a humanidade.

Espero que seja suficiente.

Bons estudos!  ;-D

Explicação:

Perguntas similares