• Matéria: Biologia
  • Autor: marcellerodriguesap
  • Perguntado 3 anos atrás

O diagnóstico clínico do indivíduo com fasciolíase é prejudicado devido aos sintomas e sinais, se presentes, não serem específicos, mas a suspeita é mediante alto nível de eosinofilia, mais de 5000 eosinófilos/mm³, hepatomegalia, febre e dor no hipocôndrio direito, além de avaliação epidemiológica, caso o indivíduo viva em área endêmica, crie animais que fazem parte dos hospedeiros naturais do parasito ou tenha hábito alimentar de consumir vegetais cultivados em valas ou solos encharcados, como o agrião. Quanto ao diagnóstico da fasciolíase assinale a afirmativa correta. Escolha uma: a. Não é possível a identificação do verme em cortes histológicos provenientes de necropsia, mas há registros de identificação na vesícula biliar, após a colecistectomia. b. O diagnóstico laboratorial conclusivo é o exame parasitológico de fezes, pois a visualização dos ovos somente é possível no material fecal. c. Os exames de hemaglutinação indireta, fixação do complemento, contraimunoeletroforese, ensaios de imunofluorescência e ELISA são exames que apresentam ótima sensibilidade, pois não apresentam reação cruzada com outras infecções parasitárias. d. Como não há a presença de ovos na fase aguda da fasciolíase os exames são sorológicos, com a detecção de anticorpos específicos, pois os exames sorológicos apresentam resultados positivos na fase inicial da parasitose. Correto e. A fasiolíase pode ser transmitida pelo hábito de comer fígado cru de animais infectados com Fasciola hepática, pois há a identificação de ovos no exame parasitológico de fezes.


marcellerodriguesap: d.
Como não há a presença de ovos na fase aguda da fasciolíase os exames são sorológicos, com a detecção de anticorpos específicos, pois os exames sorológicos apresentam resultados positivos na fase inicial da parasitose. Correto
Giuliatsantos: correto!

Respostas

respondido por: brunaferre466
10

Resposta:

a.

Como não há a presença de ovos na fase aguda da fasciolíase os exames são sorológicos, com a detecção de anticorpos específicos, pois os exames sorológicos apresentam resultados positivos na fase inicial da parasitose.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

respondido por: xmaggiemarquesx
2

Sobre o diagnóstico da fasciolíase sabe-se que os exames são sorológicos devido a falta de presença de ovos na fase aguda, por isso há a necessidade de detectar anticorpos específicos e que na fase inicial desta parasitose são apresentados resultados positivos neste exame. Sendo assim, a opção D é a correta.

Características da Fasciolíase

  • O parasita Fasciola hepatica e Fasciola gigantica são os causadores da fasciolíase. Costumam contaminar os animais, principalmente ruminantes mas em casos raros podem contaminar os humanos.
  • Os humanos são considerados hospedeiros acidentais, por isso possuem lesões e uma carga parasitária menor, após três meses da infecção são eliminados ovos pelas fezes e o diagnóstico pode ser feito por meio da microscopia. É recomendado que seja feito também o teste de Elisa.

Entenda mais sobre a Fasciolíase aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/50148556

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares