Por outro lado, o governo liquidou um dos direitos mais valorizados pelos assalariados urbanos – a estabilidade no emprego após dez anos de serviço, garantida pela CLT. A fórmula surgiu com a criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), na prática em substituição à estabilidade. Ainda que a adesão ao fundo não fosse por lei obrigatória, ela tomou de fato esse caráter. Sem a opção pelo FGTS passou a ser impossível obter emprego. O fundo é constituído por importâncias recolhidas mensalmente, na forma de um depósito bancário em nome do trabalhador. Ele só poderia ser levantado em casos específicos, como dispensa injusta, compra de casa própria, casamento, aposentadoria. (Boris Fausto. História do Brasil). A criação do FGTS ocorreu:Leitura Avançada
a) no Estado Novo, sob a ditadura de Getúlio Vargas;
b) no governo de Eurico Dutra;
c) no governo de Juscelino Kubitschek;
d) após o golpe de 1964, no governo do general Castelo Branco;
e) após a redemocratização, no governo de José Sarney.
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação:
Governo Castello Branco
O marechal Humberto Castello Branco assumiu a presidência do Brasil logo após o Golpe de 1964 e foi, portanto, o primeiro “presidente” da Ditadura Militar.
" i-amphtml-auto-lightbox-visited="" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; display: block !important; object-fit: scale-down;">Presidente Humberto Castello Branco (em pé) em passeata militar realizada em 7 de setembro de 1964.*
Humberto Castello Branco, marechal do Exército brasileiro, foi um dos organizadores do Golpe Civil-Militar de 1964. Foi nomeado presidente brasileiro após eleições indiretas realizadas em 1964 e governou o país até 1967. Conhecido por ter sido o primeiro “presidente” da ditadura militar no Brasil, foi responsável por implantar as bases do sistema de repressão que caracterizou o país nesse período.
Resumo
Humberto Castello Branco foi o primeiro presidente militar da Ditadura Militar do Brasil, regime iniciado em 1964 e finalizado em 1985. A ascensão de Castello Branco ao poder foi resultado da articulação golpista contra o governo do presidente João Goulart.