Respostas
Resposta:
1. Qual dos fatores abaixo não contribuiu diretamente para a queda do Muro de Berlim:
a) Crise econômica enfrentada pela Alemanha Oriental
b) Falta de liberdade existente no bloco comunista
c) Eleição de um governo não comunista na Polônia
d) Escolha de Alexander Dubcek como primeiro-secretário do PC da Checoslováquia
e) Abertura das fronteiras na Hungria
2. Em novembro de 2009, comemorou-se de várias formas os 20 anos da queda do muro de Berlim.
Em relação a este tema, é correto afirmar que:
a) Tratava-se de uma divisão simbólica entre dois blocos ideológicos, o socialismo e o capitalismo, separados por uma profunda e irreconciliável divisão no campo das ideias, comparada, por isso, a um muro.
b) O muro de Berlim foi levantado na capital alemã por determinação de Adolf Hitler, como demonstração de força do nazismo, para separar os judeus dos alemães.
c) Foi construído por determinação das forças que compunham a OTAN, especialmente a Alemanha Oriental, tendo sido um resultado da guerra fria.
d) A queda do muro de Berlim foi uma necessidade que se impôs frente à nova configuração econômica da Europa, isto é, à constituição de um bloco de países que adotou o euro como moeda comum.
e) Considerando que as potências aliadas na II Guerra Mundial decidiram dividir a Alemanha em quatro zonas de influência (norte-americana, soviética, inglesa e francesa), a queda do muro foi uma consequência inevitável.
f) A sua construção foi motivada para conter a emigração de alemães orientais, em grande número, para o lado capitalista, especialmente de trabalhadores com alta qualificação profissional.
g) O muro de Berlim dividiu a capital da Alemanha em área comunista e área capitalista, cabendo aos cidadãos decidirem em qual dos lados se estabelecer.
3. Para além de uma metáfora político-ideológica, o Muro de Berlim foi algo característico de um tempo que alguns chamam de ‘guerra fria’. Outros chamavam-no de muro da vergonha. Fato é que esse famoso muro já foi fisicamente derrubado, mas enquanto esteve de pé, simbolizou:
a) A divisão do mundo ocidental entre os alinhados do capitalismo liberal, sob liderança e domínio norte-americano, e o comunismo soviético.
b) A intolerância nazista contra toda forma de democracia.
c) O último resquício da megalomania arquitetônica de Adolf Hitler, que quis imitar a China e sua Grande Muralha milenar.
d) O moralismo puritano dos alemães orientais, temerosos da convivência com uma Berlim reluzente e libertária.
e) A separação de protestantes e católicos, em meio à intolerância religiosa generalizada à época.
4. Sobre a queda do muro de Berlim, no dia 10 de novembro de 1989, é correto afirmar que:
a) O fato acirrou as tensões entre Oriente e Ocidente, manifestas na permanência da divisão da Alemanha.
b) Resultou de uma longa disputa diplomática, que culminou com a entrada da Alemanha no Pacto de Varsóvia.
c) Expressou os esforços da ONU que, por meio de acordos bilaterais, colaborou para reunificar a cidade, dividida pelos aliados.
d) Constituiu-se num dos marcos do final da Guerra Fria, política que dominou as relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial.
e) Marcou a vitória dos princípios liberais e democráticos contra o absolutismo prussiano e conservador.
Explicação:
1 = C,
2 = F,
3 = A,
4 = D.
(Espero ter ajudado).