No Brasil, a disseminação de uma expectativa de corpo com base na estética da magreza é bastante grande e apresenta uma enorme repercussão, especialmente, se considerada do ponto de vista da realização pessoal. Em pesquisa feita na cidade de São Paulo, aparecem os percentuais de 90% entre as mulheres pesquisadas que se dizem preocupadas com seu peso corporal, sendo que 95% se sentem insatisfeitas com “seu próprio corpo”. SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas: Autores Associados; Florianópolis: UFSC, 2001 A preocupação excessiva com o “peso” corporal pode provocar o desenvolvimento de distúrbios associados diretamente à imagem do corpo, tais como a) anorexia e bulimia. B) ortorexia e vigorexia. C) ansiedade e depressão. D) sobrepeso e fobia social.
Sem plágios com explicação
Respostas
Explicação:
A preocupação excessiva com o “peso” corporal pode provocar o desenvolvimento de distúrbios associados diretamente à imagem do corpo, tais como a) anorexia e bulimia. B) ortorexia e vigorexia. C) ansiedade e depressão. D) sobrepeso e fobia social.
Alternativa correta letra A : Anorexia e Bulimia.
Como sabemos esses distúrbios acima trazem uma preocupação com o corpo em frente ao espelho, de como é apresentado pelo paciente, ou seja a imagem distorcida de como o mesmo se vê perante ao espelho, podendo se enxergar como uma pessoa muito magra ou muito gorda,na verdade a pessoa está muito insatisfeita com o corpo onde nunca está contente com a sua imagem refletida no espelho.
Bons estudos ...
Gratidão : ojosnegros ❣️
Dois dos transtornos alimentares diretamente associados à imagem corporal são a anorexia e a bulimia, nos quais a alteração da percepção e da autoimagem do próprio corpo provoca comportamentos como a redução ou cessação da ingestão alimentar e a autoindução do vômito, respectivamente. Portanto, a alternativa correta é letra a.
Diferenças entre alguns transtornos alimentares:
- Anorexia: O indivíduo não se percebe emagrecido, possuindo uma autoimagem distorcida. Ocorrem períodos de redução alimentar excessiva ou intensificação de exercícios físicos com o objetivo de reduzir ainda mais o peso.
- Bulimia: Além da alteração de autoimagem, há oscilação entre períodos de ingestão compulsiva e comportamentos compensatórios de redução da dieta e regurgitação autoinduzida.
- Vigorexia: Há alteração da autoimagem, mas em relação à força muscular ao invés do peso. Os indivíduos realizam exercícios em excesso ou fazem uso de anabolizantes.
- Ortotexia: O indivíduo ortotéxico possui uma obsessão em relação ao consumo de alimentos saudáveis. Não é um transtorno diretamente ligado à autoimagem, mas a uma preocupação excessiva com a qualidade da própria alimentação.
Para saber mais sobre transtornos alimentares: https://brainly.com.br/tarefa/4018525
#SPJ2