• Matéria: Português
  • Autor: nathgomes131615
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre o trecho da crônica Correspondência, de Millôr Fernandes reproduzido abaixo, é INCORRETO afirmar: *

A) os verbos futebolei, montanhando, anoitou, desmontanhamos, amesamos, sopamos, arrozamos, bifamos, ensopadamos e cafezamos, varandamos foram criados pelo autor do texto pois não são usados pelos falantes da língua portuguesa do Brasil.

B) os verbos ´´sopamos, arrozamos, bifamos, ensopadamos, cafezamos, e varandamos´´ foram formados pelo acréscimo da terminação própria do verbo na 1a pessoa do plural no Presente do Indicativo — mos — ao radical dos substantivos: sopa, arroz, ensopado, bife, café e varanda.

C) o verbo varandamos encerra uma série de ações que o grupo de amigos realizou e sinaliza o momento de descanso na varanda.

D) os verbos ´´sopamos, arrozamos, bifamos, ensopadamos, cafezamos, e varandamos´´ foram formados pelo acréscimo da terminação própria do verbo na 1a pessoa do plural no Pretérito Perfeito do Indicativo — mos — ao radical dos substantivos: sopa, arroz, ensopado, bife, café e varanda.​

Respostas

respondido por: Anônimo
1

Resposta:

D) os verbos ´´sopamos, arrozamos, bifamos, ensopadamos, cafezamos, e varandamos´´ foram formados pelo acréscimo da terminação própria do verbo na 1a pessoa do plural no Pretérito Perfeito do Indicativo — mos — ao radical dos substantivos: sopa, arroz, ensopado, bife, café e varanda.

Explicação:

Querido Mano,

Anteontem futebolei bastante com uns amigos. Depois cigarrei um pouco e nos divertimos montanhando, até o dia anoiteceu. Então desmontanhamos, nos amesamos, sopamos, arrozamos, bifamos,ensopadamos e cafezamos. Em seguida, varandamos. No dia seguinte, cavalamos muito.

Logo, os "verbos" estão no presente e não no pretérito.

Perguntas similares