Pergunta 5
A construção de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade apresenta, geralmente, 8 etapas, conforme definido pelo autor Fourez (1993 e 1994).
Leias as características de algumas dessas fases:
1. Indo à prática - Deixa-se de pensar sobre a tecnologia da situação para confrontá-la mais diretamente com a prática. Esta etapa pode ser efetuada de várias maneiras, como interrogando um especialista ou desmontando um equipamento.
2. Abertura aprofundada de caixas-pretas – Momento da proposta em que se pode trabalhar o rigor de uma disciplina específica, quando ocorre o estudo aprofundado de algum ponto do projeto, a partir de pesquisas, sem buscar esgotar o conhecimento ligado às ciências da natureza.
3. Esquematização global da tecnologia – Envolve a etapa inicial do projeto, quando os alunos pesquisam sem auxílio do professor ou demais especialistas sobre o tema da ilha, fazendo emergir suas concepções espontâneas sobre ciência e tecnologia.
É correto o que se apresenta nas frases:
a. 1.
b. 2.
c. 1 e 2.
d. 2 e 3.
e. 1, 2 e 3.
Respostas
Resposta:
c. 1 e 2
Explicação:
1 se trata da Etapa 4 – Indo à prática
É uma etapa de aprofundamento, definido pelo projeto e pelos produtores da ilha de racionalidade, na qual ocorre o confronto entre a própria experiência e as situações concretas. Deixa-se de pensar sobre a tecnologia da situação para confrontá-la mais diretamente com a prática. Esta etapa pode ser efetuada de várias maneiras: interrogando-se um especialista, desmontando-se um equipamento, inteirando-se melhor a respeito de outros aspectos do equipamento, etc.
2 se trata da Etapa 5 – Abertura aprofundada de algumas caixas-pretas e descoberta de princípios disciplinares que são base de uma tecnologia . É neste momento da proposta que se pode trabalhar o rigor de uma disciplina específica, a base original de tratamento do assunto que se pretende examinar, e até mesmo estudar, rapidamente, tópicos clássicos do programa escolar. Esta etapa é caracterizada pelo estudo aprofundado, por uma pesquisa mais minuciosa de algum ponto abordado pelo projeto, presentes na abertura de caixas-pretas. Isto pode acontecer com o auxílio de especialistas ou não, entretanto não se buscará esgotar todo o conhecimento ligado às ciências da natureza. A abertura das caixas deve estar, em última análise, condicionada ao contexto, ao projeto, aos produtores e destinatários da ilha de racionalidade.
Esquematização global da tecnologia esta incorreta, o correto seria: Esta etapa é uma síntese da ilha de racionalidade produzida. Esta síntese pode ser uma figura ou um resumo contendo os principais pontos da ilha de racionalidade e especificando as caixas-pretas que podem ser abertas pelo professor, dependendo da conveniência. Após estes processos, é possível dar uma representação teórica de um banho saudável: uma ou mais ilhas de racionalidade a esse respeito. Se trata da Etapa 6