Você é engenheiro de transportes e logística e presta consultoria para uma beneficiadora de soja que deseja construir uma nova planta para atender à demanda externa de farelo de soja. Em uma breve reunião, você precisa apresentar para seu cliente qual seria uma boa localização da nova planta, tendo como base os custos de frete da soja de origem de Campo Verde (MT) - cuja produção é de 1.000 ton/período - até as cidades candidatas para a nova fábrica (Rondonópolis/MT ou Barra do Garças/MT). Deve considerar também o custo de transporte do farelo de soja pronto para os portos candidatos (Paranaguá/PR ou Santos/SP).

Sabe-se que cada tonelada de soja gera, em média, 80% de farelo e 20% de óleo, no entanto, devido a fatores desconhecidos, caso seja instalada na cidade de Rondonópolis, a fábrica conseguirá gerar apenas 60% da soja em farelo. O preço de venda e os valores dos fretes da soja e do farelo de soja que já incluem o seguro-casco, seguro-carga e seguro-aduaneiro encontram-se na tabela a seguir:

De modo a maximizar o lucro, determine o local de instalação da nova unidade de beneficiamento e o porto em que o farelo será escoado (desconsidere os custos de armazenagem, processamento, tributos, entre outros). Depois de instalada a nova fábrica, você já tem conhecimento da origem e do destino da carga e sabe que um caminhão graneleiro tem capacidade para 25 toneladas de farelo de soja. Com base no seu conhecimento, preencha no documento "Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas" os campos Natureza da Carga, Peso e Valor da Mercadoria para o trajeto rodoviário que será realizado na opção mais lucrativa.

Respostas

respondido por: xandaylopes41
3

Resposta:

Explicação:

Anexos:
Perguntas similares