• Matéria: Matemática
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

O que foi o Trabalhismo de Vargas e a radicalização política.​

Respostas

respondido por: amandadavila3
7

Resposta: A partir da década de 1930, vislumbramos um novo cenário político no Brasil onde a relação dos cidadãos e as instituições de controle político sofrem uma sensível mudança. A nação, grosso modo, sofreu uma mudança em sua arena política. Nesta época, as populações camponesas deixaram de representar a maioria dos cidadãos e trabalhadores que configuraram o cenário político dessas nações. Para tanto, os processos de industrialização e urbanização são de fundamental importância.

De acordo com alguns historiadores, a expansão das cidades vai criar um processo de complexificação das relações entre o capital e o trabalho. Tal fato se exprimira em um processo onde os antagonismos entre as classes operárias e os capitalistas vão se avolumar de tal maneira nunca antes vista. Agrupados em instituições sindicais, os trabalhadores vão exigir melhores condições de vida e trabalho em um contexto intelectual de plena modernização das idéias e dos governos.

No entanto, o que significava esta modernidade? Significava o fortalecimento de regimes democráticos através de eleições livres e diretas que pudessem dar o direito de ampla participação política ao cidadão. De tal maneira, poderíamos agora supor que as classes trabalhadoras (agora majoritariamente urbanas) tivessem como, principalmente por meio dos novos meios de informação (rádio e TV), protagonizar as principais decisões políticas de seu tempo.

Essa possibilidade de articulação e mobilização da população pode ser observada na ascensão dos sindicatos, greves e partidos de oposição que se mobilizaram frente ao governo. No entanto, aqui no Brasil, o Governo de Getúlio Vargas será de fundamental importância para que essa mobilização se desarticule por meio de dois elementos fundamentais: a propaganda e o controle. Não é à toa que recomendamos ao professor de história que utilize de cartazes e eventos oficias para que os alunos compreendam tal momento.


amandadavila3: Pode colocar como melhor resposta por favor
Anônimo: ok
respondido por: logabriell07
1

Getúlio Vargas foi um político brasileiro, ele foi responsável por implantar uma série de medidas que ficaram conhecidas como trabalhismo, sendo as principais dela a criação do Ministério do Trabalho, Previdência Social e a Consolidação das leis trabalhistas (CLT).

Entretanto, vale frisar que essas medidas eram somente para trabalhadores do meio urbano, o que era minoria no Brasil. Em relação à radicalização da política Vargas, sempre teve problemas em lidar com a oposição, tendo em muitos momentos perseguidos seus opositores, tais quais durante o período do Estado Novo.

Características do Estado Novo:

  • Fechamento do Congresso Nacional;
  • Imposição de uma nova constituição 1937 extremamente autoritária. Essa nova constituição permitia Vargas a nomear Interventores nos Estados e Governar o país sob Estado de Sítio (Guerra);
  • Dissolução de assembleias Estaduais e Câmaras Municipais
  • O Governo de Vargas ficou marcado por governar através de decretos lei, ou seja nem uma lei era votada e sim decretada pelo presidente;
  • Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que tinha como as suas principais funções: realizar censura da imprensa e da produção cultural, realizar propagandas do Governo, promover o Estado Novo e Mobilizar artistas e intelectuais favoráveis ao governo e promover a figura de Getúlio;
  • Sindicatos controlados pelo Estado.

Leia mais sobre Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/52376182

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares