Um experimento consistiu na preparação de uma solução de uma substância sólida em água. Para isso, pesou-se 5 g da substância em um Becker. Com uma pisseta, transferiu-se água para uma proveta, até chegar à marca de 100 mL. A água foi, então, levada ao Becker que continha a substância. Utilizou-se um bastão de vidro para homogeneizar a solução que foi transferida, com o auxílio de um funil, para um balão volumétrico de 100 mL. Como parte da substância não tinha solubilizado, o balão foi levemente aquecido, obtendo-se a solução. Com base nisso, aponte possíveis erros nestes processos
Respostas
Resposta:
Os possíveis erros do processo foram:
1) Utilizar Becker para medir a massa da substância, o mais recomendado é um vidro de relógio.
2) Utilizar-se de uma proveta para medir a quantidade de solvente, o ideal é utilizar-se de um balão volumétrico preenchendo-o até o menisco.
3) Aquecimento do balão volumétrico.
Explicação:
A melhor maneira de pesar-se uma substância de pequena quantidade é por meio de um vidro de relógio.
A utilização de proveta para quantificar volume não é a mais recomendada, uma vez que, esta pode superestimar o volume de água, deixando a concentração com valor menor do que o teórico.
O mais recomendado é a passagem da massa contida no vidro de relógio para um balão volumétrico (que possui maior precisão) lavando-se o vidro de relógio com a água para que se tenha a passagem total da massa do vidro para o balão.
Após acertar o menisco do balão volumétrico, nunca deve-se realizar o aquecimento do balão volumétrico. Ao fornecer calor ao balão este pode perder a sua aferição devido ao dilatamento dos corpos, e com isso, perde-se sua precisão.