• Matéria: ENEM
  • Autor: patriciazamboni85
  • Perguntado 3 anos atrás

diferença entre uma hodrovia nacional e uma internacional​

Respostas

respondido por: elisarodri
1

Resposta:

A Europa é o polo do transporte hidroviário mundial. Esse continente contém muitas hidrovias, responsáveis por uma parte do comércio regional. Já o Brasil ainda utiliza pouco as hidrovias como meio de deslocamento de mercadorias.

As hidrovias dos rios Reno e Danúbio estão entre os principais canais navegáveis de todo o continente europeu.

No Brasil, destacam-se as hidrovias Tietê-Paraná, Araguaia-Tocantins, Solimões-Amazonas e São Francisco.

Principais hidrovias brasileiras:

- Hidrovia Tietê-Paraná: via de navegação entre áreas importantes das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Esta hidrovia localiza-se em trechos navegáveis dos rios Tietê e Paraná.

- Hidrovia do Madeira: o tronco principal desta hidrovia opera no rio Madeira. É uma importante via de navegação e transporte de cargas da região Norte do Brasil. Tem início em Porto Velho (Rondônia) e termina no Porto de Itacoatiara (no rio Amazonas).

- Hidrovia Tocantins-Araguaia: principal hidrovia da região centro-norte do Brasil. Está localizada nos rios Araguaia e Tocantins e alguns de seus afluentes.

- Hidrovia do São Francisco: importante via de ligação entre as regiões Nordeste e Centro-Sul do Brasil. Possui 2.354 km de extensão. Está localizada nos rios São Francisco (principal via), Paracatu, Grande e Corrente.

- Hidrovia do Paraguai: importante via de navegação hidroviária da América do Sul. Localizada na Bacia do rio Paraguai.

- Hidrovia do Solimões-Amazonas: importante via de navegação da região norte do Brasil. O principal tronco fica no rio Amazonas. Também está presente na Bolívia, Equador, Peru e Colômbia.

- Hidrovia do Mercosul: possui 1.860 km de vias navegáveis. Localizada nos rios Jacuí, Caí, Sinos, Gravataí, Taquari, Camaquã e Jaguarão (região sul do Brasil). Possui ligação com a Bacia do rio Uruguai.

Explicação:

Perguntas similares