A bioética é uma disciplina cientificamente sistematizada no final do século passado. Nascendo como uma resposta as novas demandas da área da saúde e biologia, perpassando por diversas áreas do saber, como o direito, teologia, filosofia e medicina. Assinale a alternativa na qual é identificado corretamente o objeto desse campo.
Respostas
A bioética é importante para orientar o comportamento dos cientistas com relação aos cuidados com a vida humana e dos demais animais (letra A).
Letra A: A bioética possui interface interdisciplinar, envolvimento entre muitos temas, o inicio e fim da vida humana e os direitos dos animais.
Isso ocorre porque a grande razão de ser da bioética consiste na regulação das atividades humanas pertinentes à vida em sentido amplo, abrangendo todos os seres vivos.
Nessa perspectiva, a bioética compartilha três princípios norteadores, sendo eles:
1) Princípio da beneficência ou da não maleficência: o tratamento deve se orientar pela busca de todo bem e pelo distanciamento de todo mal, seja em padrões técnicos, seja no reconhecimento das necessidades físicas, psicológicas ou sociais do paciente;
2) Princípio da autonomia: é assegurado às pessoas a liberdade de decisão sobre a sua vida, com capacidade de autodeterminação que deverá ser respeitada à luz da plena informação sobre o tratamento e da fundamental atenção ao diálogo;
3) Princípio da justiça: corresponde a distribuir a cada um o que lhe é devido de acordo com as suas necessidades, considerando a distinção das pessoas e a chamada objeção de consciência, que permite ao profissional se recusar a realizar um procedimento, mesmo que aceito pelo paciente ou legalizado.
Segue o restante da pergunta:
(...)
a) A bioetica possui interface interdisciplinar, envolvimento entre muitos temas, o inicio e fim da vida humana e os direitos dos animais.
b) Pretende-se investigar no campo da bioética os desdobramentos dos avanços biotecnológicos no âmbito da ética médica, que deverá privilegiar a proteção do avanço da ciência em detrimento da dignidade da pessoa humana.
c) O objeto da bioética não trata das questões éticas envolvendo médico e pacientes.
d) A destinação dada aos embriões humanos excedentários não constitui objeto de investigação da bioética, por se tratar da área de direito civil ligada ao início da personalidade.
e) A bioética é uma disciplina que possui objeto especificamente na seara médica não repercutindo nos demais saberes científicos.
Até breve!