• Matéria: ENEM
  • Autor: JhenysLarga1184
  • Perguntado 3 anos atrás

I. O autor do texto deixa claro que sérgio buarque criou a ideia de "homem cordial" inspirado na concepção de que o homem age pelo coração e pelo sentimento, prescindindo as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais, independentemente de sua classe social, etnia, religião etc. Ou seja, o negro escravizado e o índio também compuseram essa estrutura. Ii. O autor de raízes do brasil publicou a obra, conforme pontua o texto, num momento em que a psicologia recuava e perdia validade científica, enquanto a sociologia avançava nitidamente, contribuindo, assim, para o sucesso do livro. Iii. Como aponta o texto, na visão de sérgio buarque, a desvalorização do trabalho está ligada à escravidão, que também favoreceu "aventureiros", pessoas que desejavam ‘prosperidade sem custo’".


Afqtubfkdoanjdkxkoi: Letra B acertei no Cmsp

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
7

Sobre o texto "Raízes do Brasil", temos que apenas a afirmativa I está correta.

O texto "Raízes do Brasil" é de autoria de Sérgio Buarque e foi escrito no ano de 1936. No texto, o autor realiza análises a respeito das matrizes que compõem o “homem cordial”. Para Sérgio Buarque esse homem, é um indivíduo brasileiro que busca agir tendo como base suas emoções, em relação às suas razões.

Isto é, o indivíduo destaca o emocional em relação ao cumprimento da legislação. Para o autor, as raízes desse comportamento são dos povos nativos.

Bons estudos!

Perguntas similares