No Brasil, a população indígena é composta por cerca de 305 etnias que falam 274 línguas, e somam quase 900 mil indivíduos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dada essa diversidade, para cada comunidade, de cada território, seria preciso uma escola diferente. Isso porque os saberes e tradições variam muito entre os povos. Não é possível, portanto, pensar em um modelo único de escola indígena, mas afirmar que estas devem ser criadas e gerenciadas por quem mais entende do assunto – os próprios indígenas. Fonte: educacaointegral. Org/reportagens/educacao-indigena-olhar-integral-para-os-saberes-tradicionais-e-do-territorio/ A partir do texto base sobre a educação indígena no Brasil e em conformidade com o seu material teórico, avalie as afirmações a seguir: I - A educação formal poderá ser em português e também na língua nativa de cada povo, tornando-se uma educação bilíngue; II - Uma educação que fortaleça a memória e a cultura dos povos indígenas; III - A educação indígena é uma tarefa simples, uma vez que as crianças indígenas são monolíngues, precisando aprofundar apenas o estudo da língua portuguesa; IV – O material didático é o mesmo, não havendo nenhuma diferença entre a educação escolar comum e a indígena. É correto o que se afirma em:.
Respostas
Resposta:
letra "D"
Explicação:
elas estão corretas pois apresentam soluções para as dificuldades e pensam em ensinar sem desvalorizar a cultura deles.
A educação com foco no povo indígena precisa ser fiel à memória do povo e à tradição social mediada pelos ensinos documentais, mas que respeitam a tradição oral (I e II são verdadeiras).
I. A educação indígena precisa contemplar o povo indígena nativo e abordar suas raízes culturais. Por isso, a língua nativa do povo precisa ser passada de geração em geração e contemplada nas escolas.
II. As escolas urbanas precisam abordar a cultura indígena e estar a par das questões culturais e sociais da realidade do povo indígena.
III. A educação indígena não é uma tarefa simples, uma vez que as crianças indígenas não são monolíngues, precisando aprofundar o estudo da língua portuguesa e da língua nativa.
IV. O material didático precisa ser diferenciado, a fim de abordar a realidade de vida dos índios, havendo diferença entre a educação escolar comum e a indígena.
Saiba mais sobre a educação indígena em: https://brainly.com.br/tarefa/45363540