Nossa primeira república (república da espada), decretada por um golpe militar chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca que era amigo do Imperador Dom Pedro II e contrário ao golpe militar, pois, era dito por ele mesmo e registrado na história sua frase , "O imperador é um homem honesto e decente e lhe devo favores", o que foi que houve para que ele mudasse de opinião e decretasse a república?
Respostas
Explicação:
O principal motivo para a “conversão” do marechal Deodoro à “causa republicana” foi dado pelas propostas reformistas do então presidente do Conselho de Ministros do Império, Visconde de Ouro Preto. Os republicanos convictos Benjamin Constant (também militar, participante da Guerra do Paraguai) e Quintino Bocaiuva (jornalista), quatro dias antes do dia 15, foram à casa do marechal Deodoro explicar-lhe os efeitos que teriam as reformas do Visconde de Ouro Preto se fossem implementadas, sobretudo no que se refere ao Exército. A instituição do Exército, além de ter seu orçamento reduzido, segundo as propostas do Visconde, ainda ficaria subordinada à Guarda Nacional, sendo comandada, portanto, por forças civis, e não pela hierarquia militar.
Deodoro ficou convencido com os argumentos dos dois republicanos e aceitou a ideia de que a monarquia não conseguia mais dar sustentação às suas instituições. Como era a principal figura do Exército àquela altura (o segundo na hierarquia era Floriano Peixoto), Deodoro decidiu pelo golpe
gustavoamaral127!