A Doce Magia, uma pequena empresa familiar de fabricação de bolos, deseja lançar uma linha de bolos elaborados com produtos orgânicos a fim de atender um nicho de mercado ainda pouco explorado. Contudo, na região onde a Doce Magia está localizada são poucas as empresas que fornecem matéria-prima, praticando um preço acima da média de mercado, podendo inviabilizar a produção em larga escala. De acordo com as 5 forças descritas por Porter, que barreira que se aplica ao caso?
Respostas
As 5 forças de Porter ou melhor as 5 forças competitivas de Porter, faz parte do hall das famosas ferramentas estratégicas do ambiente empresarial. No texto de hoje vamos analisar cuidadosamente cada detalhe desta ferramenta e verificar como podemos ter o melhor proveito possível para adotar esta ferramente no processo de planejamento estratégico.
Apesar de sua origem em 1979, a aplicabilidade deste modelo continua reverberando nos dias de hoje.
O criador das 5 forças competitivas, professor Michael Porter, elaborou seus conceitos baseado no seu pensamento de que para se formular qualquer estratégia é essencial relacionar uma organização ao seu ambiente competitivo.
Empreendedores de sucesso entendem a importância de analisarem o ambiente competitivo de sua empresa, porém muitos não sabem como fazer tal atividade. As 5 forças de Porter servem como direcionamento no processo de análise dos elementos ambientais de qualquer empresa.
Como funciona as 5 forças de Porter?
O modelo propõe ao gestor compreender cinco contextos (ou as cinco forças), nos quais uma empresa está inserida. Segue o modelo esquemático das 5 forças de Porter.
Modelo - 5 forças de PorterModelo – 5 forças de Porter
Vale salientar que este instrumento não foca em uma análise macro ambiental (fatores econômicos, tecnológicos, político-legais e sócio demográficos), por outro lado seu campo de análise são os fatores estritamente ligados a concorrência.
Nos próximos parágrafos vamos debater quais são e como as 5 forças de Porter interferem diretamente no seu planejamento estratégico.
1º Força: Rivalidade entre os concorrentes.
2º Força: Produtos e serviços substitutos.
3º Força: Poder de barganha dos fornecedores.
4º Força: Ameaça de novos entrantes.
5º Força: Poder de barganha dos clientes.
Espero ter ajudado (◕ᴗ◕✿)