O texto a seguir possui cinco erros de gramática muito comuns na escrita. Leia-o com atenção.
Há cinco anos atrás fiz um intercâmbio de seis meses no Canadá, em Vancouver. Morei junto a uma família local e pude mergulhar na cultura e aprender ainda mais o idioma. O Canadá é o segundo maior país do mundo com 36 milhões de habitantes, pouco se considerarmos suas dimensões. Os canadenses tem hábitos sofisticados, pois o país é um dos mais ricos do planeta. Na universidade, o uso das tecnologias mais recentes pode ser observado dentro e fora da sala de aula. Toda a comunicação pedagógica e acadêmica é feita através de e-mail e murais luminosos de 50 polegadas espalhados pelo campus, com tela touch. As aulas são hi-tech, com professores extremamente dinâmicos e competentes. Os alunos podem sair da sala de aula sem precisar pedir licença, mais senão voltarem em até 10 minutos, são considerados faltantes. Durante o tempo em que estive lá, aproveitei para fazer um pouco de turismo nos finais de semana e feriados. Visitei Toronto, Quebec e Ottawa. A experiência foi maravilhosa e enriquecedora.
Chicareli, Maria(2018).
Assinale a alternativa que apresenta a forma corrigida dos erros:
( ) Há cinco anos, os canadenses têm, por meio de e-mail, mas se não voltarem.
( ) Fazem cinco anos, os canadenses têm, mas senão voltarem, são considerados ausentes, maravilhosa e enrriquecedora.
( ) Um intercâmbio por seis meses, pude me aprofundar, podem ser observadas, mais se não, professores dinâmicos.
( ) Faz cinco anos, os canadenses têm, com tela de toque, mas se não voltarem.
( ) Há cinco anos, por meio de e-mail, mas se não voltarem, durante o tempo que estive.
Respostas
Resposta: Há cinco anos, os canadenses têm, por meio de e-mail, mas se não voltarem.
(Corrigido DNM)
Explicação:
1. O verbo haver na indicação de tempo refere-se a tempo decorrido, passado, portanto, é errado usar a palavra atrás, pois incorre-se em um erro de pleonasmo.
Há cinco anos atrás (errado) - Há cinco anos (correto).
2. O verbo ter no presente do indicativo, terceira pessoa do plural, leva o acento circunflexo. Esse acento diferencial não caiu com a nova reforma ortográfica. Os canadenses tem... (errado) - Os canadenses têm... (correto).
3. O palavra "através de" é um advérbio e está ligado à ideia de movimento físico transversal, ao verbo atravessar. Já o termo "por meio de" sugere a ideia de "por intermédio de", e refere-se ao conceito de realização de uma ação por intermédio de algo. ...através de e-mail... (errado) - ...por meio de e-mail... (correto).
4 e 5. O texto apresenta dois erros sequenciais: ...mais senão...
Mais é um advérbio de intensidade que dá a ideia de adição, soma. Mas é uma conjunção coordenada adversativa que passa a ideia de adversidade ou contrariedade e pode ser substituída por "porém, contudo, entretanto, todavia, no entanto.
Senão deve ser usado quando quiser contrariar algo que foi dito. Se não é usado nas orações subordinadas condicionais e pode ser substituído por "caso não".
...mais senão voltarem... (errado) - ...mas se não voltarem (observe a contrariedade e a ideia de condição implícitas) (correto).
Não há outros erros no texto.