O clima nos campos torna-se mais pesado com a alta do preço dos arrendamentos, a revisão dos registros (uma prática que, contudo, não é nova) e o reexame de algumas práticas camponesas comunitárias. Nesse clima desigualmente nocivo, de acordo com as regiões, surgem as dificuldades da agricultura: a superprodução de vinho afeta os vinicultores, muito numerosos no Antigo Regime; uma crise de forragem atinge os criadores de animais; chuvas excessivas em 1787 e seca e tempestades em 1788, seguidas do rigorosíssimo inverno de 1789.” BLUCHE, Frédéric. et. al. Revolução Francesa. Porto Alegre, RS: LP&M, 2009, p. 15-16. Como os problemas ambientais mencionados acima, ocorridos na França do final da década de 1780, relacionam-se com a eclosão da Revolução Francesa?
a)○Os problemas mencionados provocaram um deslocamento de refugiados do campo em direção às cidades.
A tentativa do rei de forçar o retorno da população ao campo foi o detonador da revolução.
b)○A falta de alimentos levou o governo a contrair empréstimos externos.
Como não conseguiu pagar as primeiras parcelas, em 1789, foi invadido pela Áustria, o que revoltou a população, responsável pelo início do processo revolucionário.
c)○A economia francesa era fundamentalmente agrária. Portanto, as chuvas excessivas, as secas, as tempestades e as baixas temperaturas do inverno de 1789 afetaram as colheitas e, consequentemente, aprofundaram o déficit do país, uma das principais causas da revolução.
d)○ A crise agrícola provocou o colapso do feudalismo francês, e favoreceu a ascensão da burguesia, que aproveitou a oportunidade para tomar o poder em julho de 1789.
e)○Com a queda na arrecadação, o ministro Calonne aumentou os impostos sobre os camponeses. Como a situação no campo já era desesperadora, os camponeses se dirigiram em massa a Versalhes, onde guilhotinaram o rei e proclamaram a república.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
C) a economia francesa
Explicação:
Revolução Francesa. Causas
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás