Previsão de alta do PIB em 2021 sobe de 3,00% para 4,90%, aponta CNI
A atividade econômica tem surpreendido positivamente e os impactos econômicos da segunda onda da pandemia de covid-19 foram menores que o esperado. Com base nesses dados, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisou sua projeção de crescimento do PIB deste ano para 4,90%, segundo o Informe Conjuntural do segundo trimestre, divulgado nesta sexta-feira, 2. A previsão anterior da entidade era de uma alta do PIB de 3,00% em 2021. Com a revisão, a estimativa da indústria se aproxima da expectativa do mercado que acredita, segundo boletim Focus divulgado na última segunda-feira, 28, em um crescimento de 5,05% do PIB neste ano.
Para a indústria, a política fiscal continuará atuando de forma positiva com relação à demanda agregada. "Ainda que a diretriz continue sendo a busca pelo equilíbrio fiscal, o nível de gasto do governo será menor que o de 2020, mas superior ao de 2019." Outra importante contribuição para a demanda agregada, destaca, se dará por meio da renda disponível das famílias. A expectativa é que o consumo das famílias volte a crescer no decorrer do ano, à medida que a renda se recupere.
A partir das informações apresentados e seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmações a seguir.
I. A demanda agregada é uma medida econômica da quantidade total de demanda por todos os bens acabados e serviços produzidos em uma economia. A previsão de crescimento do PIB no ano de 2021 poderá ser influenciada pelo aumento da demanda agregada.
II. O nível de gasto do governo no ano de 2021 poderá ser menor que 2020, porque tem-se a previsão da redução da demanda agregada, principalmente por produtos industrializados.
III. A previsão do crescimento do PIB em 2021 de 3% para 4,9% considera o aumento do consumo das famílias, refletindo em uma melhora na economia e o aumento da demanda agregada.
É correto o que se afirma em
Escolha uma opção:
a.
I, apenas.
b.
II, apenas.
c.
I e III, apenas.
d.
III, apenas.
e.
II e III, apenas.
Respostas
apenas I e III.
pois:
I. A demanda agregada é uma medida econômica da quantidade total de demanda por todos os bens acabados e serviços produzidos em uma economia. A previsão de crescimento do PIB no ano de 2021 poderá ser influenciada pelo aumento da demanda agregada. sim está correto pois o crescimento do PIB 2021 vai ser influenciado pela aumento da demanda, já o 2020 não foi
III. A previsão do crescimento do PIB em 2021 de 3% para 4,9% considera o aumento do consumo das famílias, refletindo em uma melhora na economia e o aumento da demanda agregada. sim este aumento gera uma ideia de economia e aumento da demanda
Sobre o PIB e a demanda agregada as afirmativas corretas são I e III, apenas. Alternativa C.
Demanda Agregada e PIB
Demanda agregada é soma de:
- Consumo
- Investimento
- Gastos do governo
- Exportações líquidas
PIB é a soma de todos os:
- Bens
- Serviços finais
Ambos produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano.
O PIB e a demanda agregada possuem relação, pois são calculados da mesma maneira, entretanto é válido destacar que não são a mesma coisa.
Resumidamente:
- Demanda agregada representa o consumo de bens e serviços
- O PIB é a produção desses bens e serviços
A afirmativa II é irrelevante pois os gastos do governo não busca parâmetros quanto o que vai ser consumido em um determinado ano.
Portanto se há um aumento de consumo (demanda agregada) consequentemente terá um aumento na produção influenciando assim o PIB, dessa forma as afirmativas I e III estão corretas. Alternativa C.
Aprenda mais sobre Demanda Agregada, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/7144614
#SPJ2