• Matéria: Pedagogia
  • Autor: marinagabrielafaian
  • Perguntado 3 anos atrás

Muito se discute a respeito da ação dos jovens e adolescentes como protagonistas no exercício de seus direitos. A participação deste público é assegurada através de espaços como a Convenção pelos Direitos da Criança - CDC e prevista em leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, entretanto estes atores principais têm alguns direitos mais enfatizados que outros nestes espaços. LAZARRETTI DE SOUZA, Ana Paula et al. Participação social e protagonismo: reflexões a partir das Conferências de Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil. Av. Psicol. Latino-americana. Bogotá, v. 28. n.2. p. 178-193, dez. 2010. O contexto apresentado demonstra que nem sempre os direitos assegurados são debatidos e ressaltados mesma ênfase. Assinale a alternativa que enta corretamente esta ideia. com
A Direito de participação é mais enfatizado que o direito de provisão.
B. Direito de proteção é menos enfatizado que o direito de participação.
C. Direito de provisão é mais enfatizado do que o direito de participação.
D. Direito de proteção e participação resguardam contra o abuso infantil.
E. Direito de provisão incentiva a criança a ser ativa na tomada de decisão​

Respostas

respondido por: Matheusieti
1

A LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 Visa estabelecer uma série de medidas a favor da criança e do adolescente, a partir dessa base a alternativa C está correta.

O Estatuto da Criança e do Adolescente,  alia esse conceito de desenvolvimento do jovem a construção social e histórica, pois o ambiente familiar, a instituição escolar e até o meio em que o indivíduo vive longe desses dois espaços, podem ter profunda relação com seu crescimento.

Ele deve atuar dentro da sociedade buscando a melhoria através de um contexto específico, que neste caso está na proteção dos direitos da criança, do cuidado e da aprendizagem.


marinagabrielafaian: Obrigada
Perguntas similares