Respostas
Resposta: O fim da escravidão no Brasil está entrelaçada entre pressões sociais (humanitárias) e transformações legislativas e culturais que afetaram diretamente ao mercado escravista (econômica).
Explicação:
A aprovação da Lei Áurea em 1888 que aboliu o trabalho escravo em terras brasileiras possui um pano de fundo mais complexo e menos nobre que possa parecer.
O Brasil vinha de grande crescimento de movimentos contrários à escravidão, em sua maioria liderados por negros ex-escravizados, libertos ou fugidos.
Essa pressão social ganhou força por movimentos humanitários mundiais provenientes de revoluções nacionais como a Francesa e Norte Americana. Elas serviram para ganho de força deste movimentos nacionais frente a visão de outros países ao Brasil, já que o Brasil foi o último país à abolir a escravidão nas Américas
Já com as novas relações comerciais e econômicas mundiais, provenientes da Revolução Industrial, o Brasil se viu afetado com diversas sansões mundiais que dificultavam e encareciam o mercado escravista.
Os donos de escravos no Brasil enxergaram também na contratação dos então "negros livres" um barateamento da mão de obra, já que não seria mais necessário o custeio da ''propriedade'' de um escravo.