O senso comum
No contexto filosófico o senso comum sempre esteve presente. Grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles desenvolveram vários escritos para abordar esse questão. Dentro da filosofia clássica, o termo “senso comum” faz referência às experiências inerentes à condição humana, como a dor e o sofrimento. São esses elementos que desenvolvem a capacidade de refletir, de saber que podem morrer, ficar doente, sofrer por causa de acidentes. Essas experiências, que fazem os seres humanos compreenderem sua condição de seres finitos e passíveis a todos os tipos de tragédias, os previne e os orienta, para que não continuem a cometer os mesmos erros dos tempos passados. Da mesma forma, as experiências ajudam a produzir paciência, prudência, controle emocional. Esse conjunto pode ser entendido também como o senso comum, um tipo de bagagem adquirida através das vivências pessoais. Esse conceito teve uma desvalorização durante o período do Renascimento. A partir do século XVII, com o desenvolvimento da ciência moderna e do pensamento cartesiano, o senso comum, que não tinha um critério metodológico e nem podia ser explicado cientificamente, passou a perder espaço para o senso crítico e a ciência. A partir do século XX, ele foi caindo em desuso e acabou perdendo seu valor e sentido tradicional.
1. Dentro da filosofia clássica como se classifica o senso comum? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 2. Quais os filósofos que abordaram vários escritos sobre o senso comum? ____________________________________________________________________________
3.No contexto filosófico o senso comum sempre esteve? ____________________________________________________________________________
4.Aparti de qual século o desenvolvimento da ciência moderna e do pensamento cartesiano, o senso comum, que não tinha um critério metodológico e nem podia ser explicado cientificamente?
a) ( ) XVIII
b) ( ) XVII
c) ( ) XX
d) ( ) XVII
5. Dentro de qual filosofia faz parte o termo, “senso comum” faz referência às experiências inerentes à condição humana? ______________________________________________________________________
Respostas
Resposta:
1.Dentro da filosofia clássica, o termo “senso comum” faz referência às experiências inerentes à condição humana, como a dor e o sofrimento. ... Esse conjunto pode ser entendido também como o senso comum, um tipo de bagagem adquirida através das vivências pessoais.
2.No contexto filosófico o senso comum sempre esteve presente. Grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles desenvolveram vários escritos para abordar esse questão. Dentro da filosofia clássica, o termo “senso comum” faz referência às experiências inerentes à condição humana, como a dor e o sofrimento.
3.No contexto filosófico o senso comum sempre esteve presente. ... A partir do século XVII, com o desenvolvimento da ciência moderna e do pensamento cartesiano, o senso comum, que não tinha um critério metodológico e nem podia ser explicado cientificamente, passou a perder espaço para o senso crítico e a ciência.
4. b) ( ) XVII
5.Dentro da filosofia clássica, o termo “senso comum” faz referência às experiências inerentes à condição humana, como a dor e o sofrimento. São esses elementos que desenvolvem a capacidade de refletir, de saber que podem morrer, ficar doente, sofrer por causa de acidentes.
espero ter ajudado muito boa sorte