• Matéria: Biologia
  • Autor: jonathanribeirodesou
  • Perguntado 3 anos atrás

eia as afirmativas abaixo: I. A hipermetilação das ilhas CpG na região promotora de determinado gene pode induzi-lo à perda de expressão. II. Os genes supressores de tumor são silenciados pela metilação do DNA durante a carcinogênese. Dessa forma, novas pesquisas têm demonstrado tentativas de reexpressar esses genes por meio de inibição do DNA metiltransferase. III. A acetilação do DNA, através da inserção de um grupo acetil à base nitrogenada citosina de um nucleotídeo contido na ilha CpG, diminui a afinidade desta pela histona, permitindo a transcrição do gene. IV. O processo que gera siRNA tem início quando o dsRNA é reconhecido pela enzima chamada de Dicer (ribonuclease III) e então clivado em sequências menores, e em sequência, o complexo de silenciamento induzido por RNA (RISC, RNA-induced silencing complex) é formado. São VERDADEIRAS as afirmativas:


Anônimo: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, slides, mapa mentais, trabalhos escritos, resolução de atividades, resumos e entre outros. Se quiser me procura no i n s t a hellen.crysttynna

Respostas

respondido por: camilyerica
0

Resposta:

São verdadeiras as afirmativas I, II e IV.

Explicação:

As alterações epigenéticas são modificações moleculares do DNA e na cromatina as quais podem ocorrer através da metilação do DNA e modificação química das histonas. Um exemplo de alteração epigenética é a hipermetilação de regiões promotoras ricas em dinucleotídeos CG (ilhas CPG)  a qual leva à perda de expressão gênica. Portanto, a assertiva I é verdadeira.

Durante um processo tumoral, a metilação de genes supressores de tumor levam à perda de função ou silenciamento desses genes. Estratégias tem sido aplicadas como meio de reexpressar esses genes, tais como o tratamento com inibidores de DNA metiltransferase. Portanto, a assertiva II é verdadeira.

Já na acetilação, são adicionados grupos acetil em resíduos de lisina das histonas provocando abertura da cromatina ativação da transcrição. Assim, a assertiva III é falsa.

O RNA de interferência (RNAi) é responsável pelo silenciamento gênico pós transcricional. Nesse processo, a molécula de fita dupla de RNA (dsRNA) é reconhecida pela enzima Dicer (ribonuclease III) que em seguida será clivada por esta enzima. Os fragmentos de dsRNA são carregados em um complexo enzimático, RISC, RNA-induced silencing complex. Portanto, a assertiva IV é verdadeira.

Perguntas similares