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“Hoje em dia, as relações entre a ética e a política tornaram-se conflituosas. De um lado, compreende-se que ética e política não se casam bem, pois não raro os políticos são vistos como corruptores e interesseiros, como se esses atributos fossem inerentes à sua profissão. Por outro, lastimamos a falta de ética na política e é comum vermos certas pessoas ou grupos sociais cobrarem mais ética na política. Vê-se assim que o nosso modo comum de pensar comporta uma história, ao longo da qual a relação entre ética e política, antes tomada como evidente, tornou-se objeto de hesitação, debate e controvérsia. Essa história tem um marco: o ano de 1513, em que foi escrito o Príncipe, de Nicolau Maquiavel, uma obra muito importante, que revolucionou a tal ponto o modo como os homens tradicionalmente pensaram a política e a sua relação com a ética, e suscitou uma discussão tão profunda a seu respeito, que depois dela, ninguém mais pôde pensar as relações entre ética e política como antes”. (LIMONGI, Maria Isabel. Ética e política n’O Príncipe de Maquiavel. In: FIGUEIREDO, Vinícius de (Org.). Seis filósofos na sala de aula. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2006. p. 92-93).
1. Em relação ao pensamento político de Maquiavel, podemos interpretar o fragmento de que maneira?
2. Pesquise quatro frases de Maquiavel e faça a interpretação das mesmas.
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A ética se fundamenta na concepção filosófica da boa conduta e dos bons atos. Maquiavel apresentou que a política não é uma coisa a ser totalmente idealizada, visto que muitas vezes os interesses dos políticos se sobressaem aos interesses coletivos e da boa organização e bons atos. Assim, a política tem vários problemas pelos maus atos dos políticos e não pode ser idealizada como acreditava Platão.
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