Desafio
O autoconhecimento é um dos fatores fundantes do ser humano, por isso é alvo de estudos desde a filosofia antiga até os dias atuais. Quanto ao equilíbrio, é um tema cada vez mais debatido na sociedade contemporânea, principalmente através da concepção de que seu sinônimo é a felicidade. Nesse sentido, não é possível pensar em equilíbrio sem o autoconhecimento, estes construtos andam juntos na direção de uma vida com maior bem-estar.
No entanto, é preciso tomar cuidado com noções propagadas cotidianamente pelo senso comum, de que seria possível atingir o equilíbrio pleno de todos os fatores da vida. A noção de equilíbrio está relacionada com o desenvolvimento e bem-estar físico, mental e social, mas tomados como um percurso a ser percorrido durante toda vida e não um lugar de chegada.
Quando há déficits em um ou mais desses âmbitos, em geral os outros também são afetados, por exemplo quando há um problema de saúde ou ausência de laços sociais, é possível que se possa ter também problemas de ordem emocional, visto que estes fatores estão em constante ligação, não caminham de modo autônomo.
Com base no conteúdo da UA e do panorama acima descrito, resolva a problemática a seguir:
Diego é um jovem de 35 anos que está em ascensão na empresa onde trabalha. Sua atuação como gestor tem agradado a diretoria da organização, que requisita cada vez mais sua presença em reuniões, na tomada de decisões, mas também em confraternizações e jantares de negócio. A empresa do ramo da agropecuário também está crescendo e por isso solicita dedicação máxima de seus colaboradores. Diego trabalhou nos últimos dois anos sem férias e muitas vezes sem descanso aos finais de semana. Tudo estava correndo aparentemente bem, porém Diego começou a adoecer e manifestar sintomas de esgotamento que passaram a se tornar cada dia mais preponderantes. Caso você fosse convocado a apontar dois fatores que podem estar gerando este problema, relacionando com a temática da UA, qual você apontaria?
Respostas
Resposta:
João estabeleceu um plano para sua vida, pois entende que “não dará conta de tudo”: aproveitar cada minuto do seu tempo para estudar, aperfeiçoando sua formação superior, aprendendo um idioma novo, lendo vários livros de sua área e realizando todas as visitas técnicas que a sua universidade propôs. Inclusive, avisou seus amigos e familiares que iria deixar de visitá-los e que o desculpassem por não comparecer nas comemorações e eventos rotineiros neste período. Em conversa com sua namorada, acabou rompendo com ela, pois, como justificou, “iria priorizar os estudos”.
Pela descrição do plano que João estabeleceu para sua vida e por seus estudos da disciplina sobre as limitações à busca do equilíbrio humano, pode-se afirmar que:
Explicação:
Resposta: Padrão de resposta esperado
O trabalho é uma das áreas da vida que requer investimento de tempo, energia e esforço do indivíduo. É preciso lembrar que o indivíduo passa a maior parte de sua jornada no ambiente laboral ou desempenhando atividades ligadas ao seu trabalho. No cenário contemporâneo, a linha que separa o mundo do trabalho da vida pessoal tem se tornado cada vez mais tênue, contribuindo para o indivíduo abdique cada vez mais de seus outros âmbitos da vida em prol do trabalho. No caso de Diego fica claro que há um desequilíbrio entre os setores de sua vida, ao abdicar de seu descanso, lazer e tempo fora do trabalho, acaba por reduzir sua trajetória ao ambiente laboral, deixando de lado pilares importantes como a saúde física e psíquica. Em alguns casos, o trabalhador pode inclusive desenvolver síndromes ligadas ao esgotamento mental, como pode ser o caso de Diego. Nestes casos é preciso o auxílio de um profissional especializado que possa realizar um tratamento adequado, pois esta síndrome pode ser bastante incapacitante e gerar muito sofrimento ao trabalhador. Visões de sucesso que permeiam a sociedade também podem influenciar para que o indivíduo busque incessantemente estes lugares e acabe perdendo o sentido e a busca por autoconhecimento, equilíbrio e bem-estar.