1) Descreva os efeitos metabólicos, hemodinâmicos e imunológicos produzidos pelo hormônio cortisol.
Respostas
Resposta:
Os efeitos metabólicos incluem degradação de proteína muscular, aumento na degradação de gorduras nos membros (lipólise periférica) e aumento na deposição de gordura central (lipogênese centrípeta), diminui a sensibilidade tecidual à insulina, estimula a glicogenólise e iconeogênese hepática.
Em relação a seus efeitos hemodinâmicos, temos que eles mantêm a integridade vascular e a reatividade, mantêm a responsividade aos efeitos pressores das catecolaminas e mantêm o volume hídrico.
Já os efeitos sobre o sistema imunológico, observamos uma ação anti-inflamatória aliada a
uma diminuição da atividade do sistema imune (MOLINA, 2007).
Explicação:
Texto do Livro "Fisiologia Humana" (DR. FELIPE NATALI ALMEIDA) - Pág. 112
O "hormônio do estresse" ou cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais e controlada pela sua própria concentração no organismo através do sistema de feedback negativo.
O cortisol atua no metabolismo de três formas: agindo no grupo de carboidratos; gorduras e proteínas:
- Ao que se refere aos carboidratos, o hormônio atribui controle homeostático dos níveis de glicemia (açúcar no sangue) agindo diretamente no processo de gliconeogênese (produção de glicose na ausência de carboidratos)
- Sobre o metabolismo das gorduras, o cortisol aumenta a utilização dos ácidos graxos contidos nos lipídios para obtenção de energia, preservando os níveis de glicose.
- Seu efeito sobre as proteínas se dá através da degradação de células proteicas existentes nos músculos, ossos e tecido subcutâneo. Nesse processo há liberação de aminoácidos que serão convertidos em glicose no fígado para obtenção de energia.
Na hemodinâmica há aumento da pressão arterial pelas atividades adrenérgicas que o cortisol estimula. Também interfere no volume hídrico agindo como aldosterona.
No sistema imunológico, o cortisol possui efeito anti-inflamatório e imunossupressor. Ele inibe a produção da enzina responsável por toda cascata anti inflamatória, no entanto, essa ação desencadeia redução do número de leucócitos, levando à imunossupressão (diminuição da eficiência imunológica)
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/3610417