Partindo do pressuposto que as dimensões do conhecimento historicamente acumulado pela humanidade são temporais portanto pertencente a um campo teórico ainda insignificantemente conhecido e geralmente estimado, busca-se por meio de estudos em torno do legado grego evidenciar a importância social e cultural para as culturas que os sucederam por meio dos registros e evidências que se tem sobre a educação e a formação do homem parte do estudo sobre a paidéia antiga como o modelo de educação grega que certamente não corresponde ao sentido que é tem sido atribuído ao termo educação nos anos que se seguiram a paidéia grega tinha como objetivo a formação integral do homem para a vida em sociedade.
I A paideia grega ainda que tardiamente está afastada das tradições de pesquisa em educação no Brasil permeado mais pelas ideologias sociais políticas econômicas e culturais
II educar não implica em reconhecer que a condição humana é historicamente produzida
III a paideia grega é o modelo escolar que pode ser integralmente aplicado no mundo contemporâneo
IV aplicar o modelo escolar da paidéia grega se constitui como uma ação anacrônica todavia a escola seja nos anos iniciais seja no ensino superior objetiva a formação integral do ser humano
Respostas
Resposta:
Apenas as opções III e IV estão certas.
Explicação:
I) A paideia é uma palavra de origem Grega, ela designa a ideia de preparar os cidadãos desde criança para serem adultos educados. Ela tem influência até hoje no modelo de educação, incluindo as escolas brasileiras.
II) Pelo contrário, quando entendemos que a condição humana é historicamente produzida, passamos a ter uma facilidade em educar. Pois conheceremos melhor a forma como alguém foi criado desde a infância.
III) Exato, a função da Paideia era exatamente educar o indivíduo desde pequeno.
IV) O anacronismo consiste em ''julgar'' o mundo atual com um olhar do passado (Ou vive versa), então sim, quando usamos a paideia grega isso é uma ação anacrônica. Todavia, ela é necessária para formarmos cidadãos educados.