Microsoft Office e LibreOffice são duas das suítes de escritório mais usadas na atualidade, e são muito similares nas características. Logo, é importante saber qual é a mais adequada para você. As diferenças existem, são muito importantes e você precisa levar essas diferenças em conta antes de tomar uma decisão.
A seguir, explicamos as diferenças mais importantes entre Microsoft Office e LibreOffice.
Preço: aqui, é fácil; o LibreOffice é de graça, inclusive para fins comerciais, pois é um software de código aberto. Já a licença única do Microsoft Office tem preços flutuantes.
Programas incluídos: o LibreOffice inclui o Writer (processador de textos), Calc (folhas de cálculo), Impress (apresentações), Base (base de dados), Math (fórmulas matemáticas) e Draw (gráficos vetoriais) como os programas mais utilizados.
Já o Office pode incluir o Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Publisher e Access, mas isso depende da versão adquirida: Home and Student, Home and Enterprise ou Professional.
Compatibilidade de arquivos: o LibreOffice é o que oferece a melhor compatibilidade com todos os tipos de arquivos entre os pacotes de escritório gratuitos. Seus programas podem importar e exportar todos os formatos de arquivos mais comuns, como DOCX, PPTX e XLSX.
Por outro lado, os documentos nem sempre terão a mesma aparência no LibreOffice que tem no Microsoft Office, pois a Microsoft usa as suas próprias fontes e uma interpretação de dados diferente. Os dois pacotes de escritório permitem exportar os arquivos em formato PDF.
Serviços na nuvem: no LibreOffice, você precisa criar o seu próprio sistema, pois o The Document Foundation não pode oferecer espaço de servidor gratuito para os usuários. Use o Dropbox, que sincroniza automaticamente os arquivos em uma pasta dedicada no seu PC.
Já o Microsoft Office está integrado com o OneDrive, onde você pode salvar todos os arquivos novos de forma bem simples.
Usando o texto de Moreira e seus conhecimentos sobre o LibreOffice, avalie as afirmações a seguir:
I. Apesar de ter compatibilidade com arquivos nativos do Microsoft Office (docx, pptx e xlsx) a apresentação de arquivos importados pode não corresponder à exibição no software original.
II. A sincronização do LibreOffice com serviços de nuvem é feita nativamente usando o LibreBox.
III. No LibreOffice todos os aplicativos disponíveis fazem parte do “pacote”.
IV. Apesar do LibreOffice ser gratuito, seu uso pode ser muito mais caro que o do Microsoft Office.
É certo apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. II e III.
b. I e IV.
c. III e IV.
d. I e III.
e. I e II.
Respostas
respondido por:
25
Resposta:
I - Apesar de ter compatibilidade com arquivos nativos do Microsoft Office (docx, pptx e xlsx) a apresentação de arquivos importados pode não corresponder à exibição no software original. (Correta)
III - No Libre Office todos os aplicativos disponíveis fazem parte do pacote.
(Correta)
Explicação: corrigido Ava
respondido por:
4
Resposta:
I - Apesar de ter compatibilidade com arquivos nativos do Microsoft Office (docx, pptx e xlsx) a apresentação de arquivos importados pode não corresponder à exibição no software original.
III - No Libre Office todos os aplicativos disponíveis fazem parte do pacote.
Explicação:
corrigido Ava
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás